Fechar
GP1

Entretenimento

Museu Histórico Nacional ganha terreno para expansão

O futuro anexo do museu abrigará as áreas museográfica e administrativa, a biblioteca e o arquivo histórico.

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou cessão de um terreno, visando à expansão do Museu Histórico Nacional. O MHN contará agora com uma área que se soma ao do antigo Detran (cedido pelo estado do Rio em 2013), onde será construído um prédio anexo dedicado à pesquisa, biblioteca e acervo. O acordo foi assinado na tarde desta quinta-feira, com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e representantes tanto do museu quanto do ministério da Cultura.

Imagem: Marco Antônio Teixeira / Agência O GloboMuseu Histórico Nacional ganha terreno para expansão (Imagem: Marco Antônio Teixeira / Agência O Globo)Museu Histórico Nacional ganha terreno para expansão

De acordo com informações divulgadas pelo MinC, o futuro anexo do MHN, que se estenderá por terrenos na avenida General Justo, no Centro, abrigará as áreas museográfica e administrativa, a biblioteca e o arquivo histórico. Com isso, a área possibilitará "a implantação de um centro de referência em conservação e restauração, de um auditório de maior capacidade, de aumento das áreas de serviços ao público, além de novos espaços de exposição", de acordo com o projeto.

“O Museu Histórico Nacional é um dos mais importantes do país, além do primeiro museu oficial do Brasil. Além de informativo, é muito lúdico. É uma delícia. É muito importante este acréscimo, já que ficar apenas com o terreno do antigo Detran traria um projeto capenga”, avaliou a ministra Marta Suplicy, que brincou com o fato de que o projeto ainda está em fase de estudos preliminares. “Até 2022, tem que estar pronto. Acho razoável (risos), mas queremos tê-lo pronto antes. No Brasil, tudo é muito difícil e burocrático”, disse. Com informações do O Globo

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.