Fechar
GP1

Piauí

Mutirões cirúrgicos no Hospital Getúlio Vargas desafogam demanda no HUT

Durante o ano de 2012, o Hospital realizou quatro mutirões de ortopedia, três de otorrinolaringologia, um de hérnia e um de postectomia

O eletricista Aleksandro Barbosa de Oliveira, 36 anos, da cidade de Caridade do Piauí, 447 km ao Sudeste de Teresina, aguardava há dois anos por uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril e ter a possibilidade de voltar a se locomover, sem auxílio de muletas. Essa espera se encerrou nessa quarta-feira (26), quando Aleksandro participou da quarta etapa dos mutirões de cirurgias ortopédicas, promovido pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Segundo Carlos Iglézias Brandão, diretor geral do HGV, a ação representa um esforço concentrado no sentido de otimizar o volume cirúrgico e, assim, reduzir a fila de espera por cirurgia ortopédica no Ambulatório do HGV, que, atualmente, concentra 1.513 pessoas, e desafogar o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

“Até a próxima sexta-feira (28) serão realizados 27 procedimentos em pacientes do HGV, sendo 24 para colocação de próteses de joelho e quadril e três cirurgias de elevada complexidade. À medida que esses pacientes forem recebendo alta, chamaremos pacientes do HUT. Hoje, estamos com 73 leitos reservados, exclusivamente, para pacientes ortopédicos”, explica.

Ainda de acordo com o diretor, os mutirões representam um reforço na ampliação de cirurgias realizadas mensalmente, sem alterar a rotina do Hospital, pois, normalmente, ocorrem aos finais de semana. “Os resultados alcançados têm sido tão positivos que já planejamos estender, em 2013, os mutirões para outras especialidades”, enfatiza.

Durante o ano de 2012, o Hospital realizou quatro mutirões de ortopedia, três de otorrinolaringologia, um de hérnia e um de postectomia (cirurgia realizada para corrigir a fimose).

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.