Fechar
GP1

Brasil

"Não há indício de vazamento do gabarito oficial", afirma Inep

De acordo com a Veja, o órgão critica a postura do Ministério Público do Ceará que informou que o relatório da Polícia Federal conclui que houve vazamento do Enem 2016.

Na quinta-feira (1), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que “não há indício de vazamento de gabarito oficial” do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado nos dias 5 e 6 de novembro. De acordo com a Veja, o órgão critica a postura do Ministério Público do Ceará que informou que o relatório da Polícia Federal conclui que houve vazamento do Enem 2016.

“O Inep lamenta que o procurador Oscar Costa Filho do Ministério Público do Ceará use da prerrogativa institucional de ter acesso ao inquérito para vazar informações antes da Polícia Federal concluí-lo. Ao mesmo tempo, o Inep estranha o fato de que este procurador venha a público, mais uma vez, às vésperas da aplicação de provas do Enem, marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro, gerar fatos que provocam tumulto e insegurança para milhares de estudantes inscritos. O Inep lembra que o procurador tem histórico de tentativas de impedir a realização do Enem em anos anteriores”, informa Inep.

  • Foto: DivulgaçãoGabarito EnemGabarito Enem

Segundo o Ministério Público Federal, o relatório da PF afirma que as provas do primeiro e do segundo dia do exame, além da prova de redação, vazaram antes do início da aplicação para, pelo menos, dois candidatos.

Em nota divulgada pelo MPF, o procurador da República Oscar Costa Filho diz que a íntegra do relatório e peças do inquérito serão anexadas ao recurso do MPF que tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE). “Uma quadrilha organizada nacionalmente teve acesso antecipado às provas. Isso compromete a lisura do exame e a própria credibilidade da logística de segurança que vem sendo aplicada”, disse o procurador.

Em contrapartida, o Inep informou que o inquérito está em curso e corre sob sigilo. “Ao contrário do que informou o procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público do Ceará, o inquérito não foi concluído”, diz nota.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.