Fechar
GP1

Piauí

""Não tenho medo de CPI"", diz Robert Rios após pedido de investigação do Sinpolpi

Segundo Cristiano Ribeiro, ele respeita o secretário e que o melhor para a população é que haja um diálogo entre os dois.

Em entrevista ao programa “Agora”, da TV Meio Norte, na tarde desta quinta-feira (25), o secretário de segurança pública, Robert Rios, e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Cristiano Ribeiro, chegaram a um acordo em torno de melhorias salariais e condições de trabalho para a categoria dos policiais civis.

O sindicato e o secretário estavam se desentendendo já há algum tempo após a polêmica do reajuste salarial dos policiais civis. A categoria luta por um salário com base em 60% do que ganha um delegado de polícia. Há meses a categoria está em negociação e na última semana, com a negativa do governo de dar um reajuste nesse percentual, os dois começaram a ter um atrito.

Robert Rios negou que em algum momento teria prejudicado as negociações do Sinpolpi com o governo do estado e afirmou que a favor do reajuste. “Desde o começo estava me reunindo com eles e o governador, porque eu sou a favor desse reajuste. Que secretário não quer que seus funcionários ganhem bem?. Eles começaram a se reunir com uma pessoa que não estava autorizada pelo governador e depois alguém falou para eles que eu estava incentivando o governador a não dar o reajuste. Eu não sou mentiroso, isso não aconteceu. Eu queria muito ajudar, mas dentro de um clima de respeito. Se o sindicato está sendo enganado, ouvindo conversa de terceiros, isso não é culpa minha Eu sou a favor que a categoria ganhe 60% com base no salário do delegado. Hoje o policial ganha tão mal, que para ganhar nessa porcentagem, teria que ter um reajuste de 370%, e o governador disse que não tem condição de pagar isso.”, disse Robert Rios.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Robert Rios(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Robert Rios
Sobre o pedido do sindicato para a realização de uma CPI sobre os gastos da secretaria durante a sua gestão, ele afirmou que não tem nada a esconder. “Não tenho medo de CPI nenhuma. Se o sindicato quiser, é só me mandar um ofício hoje mesmo, que faço a remoção de alguém do sindicato para a diretoria financeira, para acompanhar tudo de perto. Aquela casa não é minha, é deles. Vamos fazer tudo isso, mas com respeito”, disse Robert Rios.

O presidente do sindicato Cristiano Ribeir, também participou da entrevista e explicou a luta da categoria por melhorias no reajuste salarial, já que hoje ganham 25% do que um delegado de polícia, e o reaparelhamento da categoria. Segundo Cristiano Ribeiro, ele respeita o secretário e que o melhor para a população é que haja um diálogo.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Cristiano Ribeiro(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Cristiano Ribeiro
“O secretário é importante nesse processo. Temos que colocar o interesse da sociedade na frente. Passamos por um processo crítico, a violência está tomando de conta. É bem mais viável juntar esforços e quem agradece é a sociedade. Vivemos um momento de escalada da violência. Estamos ganhando só 25%. Houve avanços sim na negociação, hoje nós já defendemos 40%, dos 60% que eram pedidos, e quanto na compatibilidade financeira do governo, da forma como colocamos, acreditamos que é perfeitamente viável”, disse Cristiano Ribeiro.

No final da entrevista, o secretário e o sindicato se comprometeram a se encontrar para tratar das divergências e começar novamente a negociação sobre o reajuste salarial. Tanto que, já nesta sexta-feira (26), às 16hs, haverá uma nova redoda de negociações entre os dirigentes do Sinpolpi e o secretário de segurança Robert Rios.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.