Fechar
GP1

Brasil

Nestas eleições, 41% dos candidatos dizem não ter patrimônio

Eventuais falsidades ou incongruências na declaração de bens dos candidatos podem ser objetivo de investigação do Ministério Público ou dos partidos", afirma o TSE.

De acordo com a Lei das Eleições e a publicidade dos dados, apresentadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está prevista a divulgação de bens dos candidatos e "atende ao princípio da transparência de informações e contribui para que o cidadão possa conhecer melhor os candidatos".

Entre os 25.063 candidatos que estão registrados para concorrer às eleições 2014, 10.337 – ou seja, 41,2% do total – declaram à Justiça Eleitoral, não possuir bens em seu poder. Rui Costa Pimenta (PCO) é o único dentre os onze candidatos à Presidência que não tem nenhum patrimônio.

Imagem: TSEInfográfico elaborado em 30/7/2014(Imagem:TSE)Infográfico elaborado em 30/7/2014
Todos os candidatos apresentam uma declaração assinada, listando os patrimônios pessoais. Não existe nenhuma possibilidade do candidato não entregar o documento. No caso de omissão ou fraude no registro dos bens, só haverá análise, se o Ministério Público ou algum partido contestar o fato. O juiz eleitoral não avalia as declarações, caso não haja questionamentos. "Eventuais falsidades ou incongruências na declaração de bens dos candidatos podem ser objetivo de investigação do Ministério Público ou dos partidos", afirma o TSE. Com Informações do G1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.