Fechar
GP1

Política

Nestor Cerveró vai hoje a Câmara dar explicações sobre a refinaria de Pasadena

A aquisição, que custou à estatal US$ 1,2 bilhão após desentendimentos com a antiga proprietária e sócia, é considerado hoje um mau negócio pelo governo e pela atual gestão da estatal.

Imagem: ReproduçãoNestor Cerveró vai hoje a Câmara dar explicações sobre a refinaria de Pasadena (Imagem:Reprodução)Nestor Cerveró vai hoje a Câmara dar explicações sobre a refinaria de Pasadena
Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, irá hoje (16) à Câmara para falar sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006. Na época, Cerveró foi o responsável pela elaboração de um resumo executivo que orientou o Conselho de Administação a aprovar a compra por unanimidade. A audiência está marcada para as 11h na Comissão de Fiscalização e Controle.

A aquisição, que custou à estatal US$ 1,2 bilhão após desentendimentos com a antiga proprietária e sócia, é considerado hoje um mau negócio pelo governo e pela atual gestão da estatal. No mês passado, quando foi revelado que a presidente Dilma Rousseff votou a favor do negócio, o Planalto emitiu nota dizendo que o parecer de Cerveró era "técnica e juridicamente falho" por omitir cláusulas lesivas do contrato que, se conhecidas à época, "seguramente não seriam aprovadas".

A compra da refinaria se tornou objeto de investigações do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) em razão de suspeitas de superfaturamento. Cerveró, que até o mês passado ocupava o cargo de diretor financeiro da BR Distribuidora, foi exonerado do cargo. Com informações do G1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.