Fechar
GP1

Piauí

Nouga acredita que redação em concursos vai dificultar fraudes

"É um momento em que o aluno além de apontar uma alternativa para uma resposta fará a redação de um texto sobre um conteúdo que diz respeito à aquela área de seleção”, explicou.

O projeto de lei do deputado estadual João de Deus (PT), que tem como objetivo dificultar fraudes em concursos, já foi aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e aguarda sanção por parte do governador Wellington Dias (PT). Em entrevista ao GP1, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, explicou que proposta irá dificultar qualquer tipo de fraude.

O projeto estabelece em todos os concursos públicos realizados no Estado do Piauí para cargos públicos efetivos ou provisórios terá uma prova de redação adequada ao nível do concurso. Também determina que nenhum candidato poderá se ausentar da sala de aplicação de provas, antes de 70% do tempo fixado para o término do horário final. O candidato já condenado e apenado, mesmo autorizado a participar do certame por meio de despacho judicial, deverá realizar a prova em sala provida de câmeras filmadoras e demais medidas protetivas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Nouga CardosoNouga Cardoso

Para Nouga Cardoso, a proposta de se colocar uma redação é uma ótima alternativa. “Extremamente positiva [essa proposta], inclusive dizer que esse projeto que foi apresentado pelo líder do governo, o deputado João de Deus, partiu de conversas que aconteceram com a Universidade Estadual do Piauí e as forças de segurança. É um momento em que o aluno além de apontar uma alternativa para uma resposta fará a redação de um texto sobre um conteúdo que diz respeito à aquela área de seleção”, explicou.

Nas recentes fraudes em concursos, o esquema funciona de forma que um especialista responde a prova, pega o gabarito, e ao sair do local repassa a resposta para os candidatos. Nouga acredita que com a redação, vai haver um maior filtro, porque vai deixar claro o nível de escolaridade e de conhecimento do candidato.

“É uma forma de fazer um filtro, pois é incompatível um aluno fazer 100% de uma prova nas alternativas e 0% na redação. Então nisso você começa a associar conhecimento na prova objetiva e dissertativa. O conjunto vai apontar se o mesmo candidato que fez a redação é que fez a prova objetiva”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.