Fechar
GP1

Saúde

Nova contratualização vai exigir que hospitais cumpram metas

Mirócles disse que a Sesapi passará mais recursos, mas, cobrará resultados de uma forma compartilhada.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) deu início hoje (23) a um novo modelo de contratualização com os hospitais regionais e estaduais do Piauí. Na prática, significa um incremento no repasse de recursos a essas unidades de saúde, que representa 25% a mais do que normalmente recebem. No entanto, os hospitais deverão cumprir metas que serão estabelecidas através de um plano operativo que será feito em parceria com a equipe técnica da Sesapi. O lançamento da contratualização aconteceu na sede da coordenação da Regional de Saúde de Floriano, durante um seminário que reuniu diretores de hospitais, secretários municipais de saúde, além do prefeito do município, Gilberto Júnior.
Imagem: DivulgaçãoNova contratualização vai exigir que hospitais cumpram metas(Imagem:Divulgação)Nova contratualização vai exigir que hospitais cumpram metas
Na abertura do seminário, o secretário de Saúde do Piauí, Mirócles Veras, fez um balanço de seus primeiros meses de gestão. Ele pediu empenho dos diretores para melhorar a assistência aos pacientes e, consequentemente, diminuir o fluxo para Teresina.

"Fazemos uma gestão mais aberta. Enfrentamos desafios como o subfinanciamento. Hoje diminuímos o prazo de pagamento da tabela dos hospitais. Precisamos fortalecer de forma definitiva os hospitais regionais e que eles possam de fato entrar na média e alta complexidade", afirma.
Imagem: DivulgaçãoNova contratualização vai exigir que hospitais cumpram metas(Imagem:Divulgação)Nova contratualização vai exigir que hospitais cumpram metas
Mirócles disse que a Sesapi passará mais recursos, mas, cobrará resultados de uma forma compartilhada. "O plano operativo será construído com toda a nossa equipe. Assim, queremos estruturar os hospitais. O intuito é melhorar a qualidade no atendimento ao usuário, para que as pessoas não precisem sair de suas cidades para buscar atendimento", disse o gestor.

De acordo com a diretora de Regulação da Sesapi, Patrícia Batista, o repasse mensal será de R$ 1 milhão, dividido entre as unidades de saúde contratualizadas. Na região Sul do Estado são 14 hospitais. "O recurso será retroativo ao mês de junho. O hospital não vai precisar produzir nada a mais. Terá, no entanto, que cumprir as metas e apresentar os balanços religiosamente na data programada. Esse recurso poderá ser usado na parte administrava, humanização, assistência, dentre outros", explica.

Assinaram o novo modelo de contratualização os hospitais de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Curimatá, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Picos, Oeiras, Simplício Mendes, Valença, Elesbão Veloso, Amarante e Demerval Lobão. Na sexta-feira (25) será a vez das unidades de saúde da região Norte. O encontro acontecerá em Parnaíba e vai reunir os hospitais de Piripiri, Campo Maior, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia, Buriti dos Lopes, além de Parnaíba.

O superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, esclareceu que a contratualização não significa um espécie de “caça” aos hospitais. "Não queremos fazer terror com os hospitais, queremos melhorar a assistência aos pacientes. Estamos, hoje, aqui, virando uma nova página na saúde do Piauí", ressaltou.

O prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, e a coordenadora da regional do município, Magnólia Cândido, deram as boas vindas aos participantes do evento. O seminário contou com palestras sobre o SAMU, SAMU Aéreo, Central de Regulação e Planejamento. Compuseram a equipe da Sesapi, em Floriano, Luciane Formiga, coordenadora da Central de Regulação de Internações Hospitalares; Edvone Benevides, gerente de Descentralização Hospitalar; Iolí Piauilino, da Diretoria de Planejamento; Telmo Mesquita, diretor de Organização Hospitalar; Christianne Rocha e Gerardo Vasconcelos, da coordenação estadual do SAMU, dentre outros.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.