Fechar
GP1

Brasil

Número de alunos no ensino superior cai pela 1ª vez desde 2009

Até o momento, não há nenhuma informação de quantas vagas serão oferecidas no Fies em 2017.

  • Foto: O GloboNúmero de novos alunos no ensino superior cai em 2015Número de novos alunos no ensino superior cai em 2015

Nesta quinta-feira (06), o MEC (Ministério da Educação), divulgou dados que mostram que o número de novos alunos no ensino superior no país teve, no ano passado, a primeira queda desde 2009.

Em 2015, cerca de 2,2 milhões de estudantes entraram na universidade em cursos presenciais de graduação, esse número equivale 7% a menos do que em 2014, quando registrou-se 2,4 milhões de novos alunos.

De acordo com a Folha de São Paulo, a diminuição de matrículas ocorreu ao mesmo tempo em que o governo federal restringiu o acesso ao Fies (Financiamento Estudantil). "Podemos inferir que a restrição no Fies teve muita influência nisso, porque no início de 2015 a crise ainda não dava sinais muito fortes", afirmou Sólon Caldas, diretor da Abmes (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior).

Até o momento, não há nenhuma informação de quantas vagas serão oferecidas no Fies em 2017. O governo do presidente Michel Temer, não renovou os contratos neste segundo semestre e deve às instituições valores em torno de R$ 5 bilhões, segundo epresentantes das instituições.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.