Fechar
GP1

Piauí

Número de presos estudando aumenta seis vezes no Piauí

O número de pessoas privadas de liberdade estudando em presídios do Piauí aumentou quase seis vezes de janeiro de 2015 para 2016.

Os dados da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) apontam que, pelo menos 930 detentos do sistema penitenciário do Piauí estão matriculados nos três programas de educação ofertados nos presídios: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Brasil Alfabetizado e Canal da Educação. Esse número representa 23% do número total de pessoas presas nas penitenciárias do Estado (cerca de 4.150 detentos em 15 estabelecimentos penais).

De acordo com a Coordenação de Ensino Prisional da Secretaria de Justiça do Piauí, embora a educação tenha se expandido para dez unidades prisionais em 2015, a meta é universalizar o ensino até 2018, contemplando os 15 estabelecimentos penais hoje existentes no Estado, bem como as novas penitenciárias que devem ser inauguradas até lá e que já contam com módulos de ensino em seus projetos.

  • Foto: Divulgação/SejusDetentos participam de revisão para Enem 2016Detentos participam de revisão para Enem 2016

“A educação no sistema prisional está tendo um avanço muito grande, tanto no tocante à formação educacional em si dos reeducandos, como na própria parte comportamental desses detentos que estão estudando, o que, por sua vez, colabora com o processo de reintegração social”, analisa Jussyara Valente, coordenadora de Ensino Prisional da Sejus.

Segundo Jussyara, com a aprovação do Plano Estadual de Educação nas Prisões – que já foi elaborado pela Secretaria de Justiça e pela Secretaria de Educação do Estado e encaminhado para os ministérios da Educação e da Justiça, onde aguarda análise – a meta de universalização do ensino nos presídios será alcançada. “Acreditamos que somente a educação pode melhorara vida dessas pessoas”, finaliza.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.