Fechar
GP1

Piauí

Nutricionista dá dicas de cuidados com a alimentação no Carnaval

Ágatha Crystian destacou a importância da hidratação e alertou os foliões para se alimentarem sempre, antes de sair de casa.

A nutricionista Ágatha Crystian deu algumas dicas para os foliões reforçarem a alimentação e garantir a energia durante os quatro dias de Carnaval. Ágatha destacou a importância da hidratação e alertou os foliões para se alimentarem sempre, antes de sair de casa.

“É importante que o folião tenha cuidado de sempre se alimentar antes de sair de casa, nunca sair em jejum, porque ele vai gastar energia, calor, que gera desidratação e se consumir bebida alcoólica, a desidratação aumenta. Então, lembrar de fazer uma refeição completa antes de ir para a festa”, disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Nutricionista Ágata ChrystianNutricionista Ágata Chrystian

Ágatha destacou ainda os cuidados na hora de comer na rua. “Se estiver na festa e sentir fome, precisar comer alguma coisa naquele momento, ter cuidado de observar o local onde vai consumir [o alimento]. Observar se os vendedores ambulantes estão utilizando equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras, toucas, aventais. Observar se o alimento é fresco, se existe um local como uma pia, para higienização dos utensílios, etc. Sempre que possível evitar comer na rua, porque mesmo que o vendedor ambulante esteja dentro dos procedimentos legais, o risco de contaminação aumenta porque há uma grande circulação de veículos e pessoas e isso aumenta o risco de contaminação bacteriana, que aumenta também para o consumidor o risco de ele ter alguma doença transmitida pelo alimento”, ressaltou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Entrevista Nutricionista Ágata ChrystianEntrevista Nutricionista Ágata Chrystian

Para os foliões que forem curtir as festas na praia, a nutricionista separou algumas orientações para a alimentação. “Na praia, é interessante que as pessoas evitem comer tudo que seja cru ou que não tenha um preparo mais demorado, como por exemplo, os camarões que são vendidos que são pré-cozidos, aquele cozimento não é o suficiente para matar todas as bactérias. Se a pessoa vai comer, por exemplo, um caranguejo, observar o local onde ela está comprando, se é um local confiável, se está bem cozido, quando for comer um peixe ou uma carne, olhar se a carne está bem preparada. Não é interessante comer carne mal passada, porque existem microrganismos que sobrevivem a baixas temperaturas. Tentar procurar locais que vendam comidas frescas, porque é muito comum as unidades de produção de refeições venderem alimentos requentados”.

Ágatha Crystian também deu algumas dicas para os foliões aliviarem a ressaca e repor as energias. “Comidas pesadas, principalmente que são muito gordurosas, como a panelada, que tem um consumo altíssimo nesse período, é importantíssimo evitar. O ideal é comer comidas leves, carnes com pouca gordura, comer carne branca ao invés de carne vermelha, tentar não comer muita fritura, pois um processo digestivo péssimo”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.