Fechar
GP1

Política

OAB entrega à Câmara dos Deputados pedido de impeachment de Temer

A delação premiada dos executivos da JBS foi usada como base pela entidade, sob a argumentação de Temer cometeu crime de responsabilidade.

Na tarde desta quinta-feira (25), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou o pedido de impeachment do presidente Michel Temer à Câmara dos Deputados.

A delação premiada dos empresários e donos do grupo JBS, Joesley e Wesley Batista foi usada como base pela entidade, sob a argumentação de que Temer cometeu crime de responsabilidade e violou o decoro do cargo de presidente.

"O pedido da OAB leva em consideração as manifestações do presidente da República, que em dois momentos, em rede nacional de televisão, declara textualmente conhecimento com relação a todos os fatos. O presidente declara que escutou desse empresário, que ele nominou como fanfarrão e delinquente, todos aqueles crimes e nada fez com relação ao que escutou", disse o presidente da OAB, Claudio Lamachia, ao chegar à Câmara.

  • Foto: Bernardo Caram/G1Representantes da OAB chegam à Câmara para entregar pedido de impeachment de TemerRepresentantes da OAB chegam à Câmara para entregar pedido de impeachment de Temer

O pedido feito pela OAB se junta há mais outras 16 solicitações de destituição de Temer protocoladas no Congresso Nacional. Desses, 13 foram apresentados desde a semana passada, após vir a público o conteúdo da delação premiada dos executivos da JBS, onde o presidente aparece em uma gravação com Joesley dando aval para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.

Na avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil, independentemente de uma eventual edição da gravação entre Temer e o empresário, a conversa no Palácio do Jaburu indica que o presidente da República cometeu crime de responsabilidade.

Segundo o G1, o pedido da OAB foi protocolado na Câmara pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia, por conselheiros federais e presidentes das seccionais da entidade representativa dos advogados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.