Fechar
GP1

Piauí

OAB promove reunião para evitar greve de agentes no Piauí

O Sindicato afirma que hoje (31) é o prazo para o Governo do Estado tentar um acordo com a classe.

Com o objetivo de atender os anseios do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) e evitar uma greve, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) realizou ontem (30) uma reunião para ouvir a categoria e as secretarias responsáveis para discutir os problemas do sistema prisional do Estado, no caso, Justiça (Sejus) e Administração (Sead).

No entanto, ninguém da Secretaria de Administração se fez presente. Estiveram presentes o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, o subsecretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson Sousa e os representantes do Sinpoljuspi, o presidente Zé Roberto, o vice-presidente do sindicato Kleiton Holanda e o diretor sindical Jefferson Dias.

Imagem: Reprodução/OAB-PIReunião de mediação da OAB-PI com representantes do sistema prisional(Imagem:Reprodução/OAB-PI)Reunião de mediação da OAB-PI com representantes do sistema prisional
Por conta da ausência do secretário de administração, Franzé Silva, o presidente da OAB-PI explicou que não foi possível uma resolução do problema. “Não deu para resolver as reivindicações da classe por conta da ausência de alguém da Sead”, afirmou. Chico Lucas complementa que reconhece a importância da realização de um concurso para aumentar o quadro de pessoal, mas reitera que “é preciso ter consciência que estamos em um momento de crise financeira e, que vão fazer o possível para atender a demanda”, concluiu.

O presidente do Sinpoljuspi reiterou que desde o dia 12 de maio, quando foi feita uma assembleia geral entre os agentes penitenciários, esperam um retorno do Governo sobre as propostas apresentadas. “Dessa reunião, foi decidido que íamos esperar até o dia 31 que é hoje, para uma resposta e, caso não houvesse acordo entraríamos em greve por tempo indeterminado”, afirmou. No dia 24, Franzé Silva e a categoria estiveram reunidos, porém segundo Zé Roberto, “o secretário abandonou a reunião sem motivo e de forma irresponsável”.

Entre as reivindicações do Sindicato, estão: a realização de um concurso público, melhoria nos presídios, segurança e equipamentos nas unidades prisionais do Estado, a promoção de agentes penitenciários e o pagamento retroativo referente ao período de novembro de 2015 a março deste ano.

Zé Roberto complementa que “conforme previsto no estatuto, conta-se cinco dias úteis para ser publicado no jornal o indicativo de greve. Faremos uma nova assembleia na próxima quarta-feira (08), na sede do Sinpoljuspi”.

Até a publicação dessa matéria, a Sead não se manifestou a respeito, mas a assessoria de imprensa afirmou que vão comentar, assim que possível.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.