Fechar
GP1

Piauí

Oeirenses demonstram fé em Procissão dos Passos

O governador Wellington Dias, que é natural de Oeiras disse que é uma grande demonstração de fé dos piauienses.

A cidade de Oeiras foi palco nesta sexta-feira (27) de uma das mais belas representações de religiosidade e fé: a procissão dos Passos, uma Via Sacra pela ruas históricas da primeira capital que reuniu cerca de 50 mil pessoas em procissão para levarem a imagem de Bom Jesus dos Passos da Igreja de Nossa Senhora do Rosario até a catedral Nossa Senhora da Vitória, lembrando os caminhos de Jesus até a Crucificação. A procissão de Bom Jesus dos Passos acontece desde o século XVIII.
Imagem: Paulo BarrosProcissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras(Imagem:Paulo Barros)Procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras
Nem mesmo a forte chuva que caía abalou a fé dos milhares que ali estavam. O governador Wellington Dias, que é natural de Oeiras disse que é uma grande demonstração de fé dos piauienses. " Oeiras é um patrimônio da humanidade e se destaca pela sua religiosidade, participo desde menino da procissão e percebo que a fé está presente na vida dos piauienses e só aumenta, apesar da modernidade, a fé permanece" revela.

A pequena Ana Vitória, 7 anos, desde o seu primeiro ano de vida participa da Procissão, sempre vestida de roxo que para a igreja representa o sofrimento vivido na quaresma, e com os pés descalços ela paga a promessa feita pela sua mãe e avó em agradecimento a vida.
Imagem: Paulo BarrosBom Jesus dos Passos, em Oeiras(Imagem:Paulo Barros)Bom Jesus dos Passos, em Oeiras
De acordo com a avó de Vitória, Maria Valeria, a sua filha já havia tido 4 filhos e não segurava a gravidez ou as crianças não conseguiam completar o primeiro ano de vida. "Me apeguei com o meu Bom Jesus dos Passos e perguntei para minha filha se ela tinha fé e assim fizemos a promessa. Vitória nasceu saudável e virà. por muito tempo a está procissão agradecer a vida" diz, emocionada e agradecida.

Já Joaquim Gonçalves, viaja 60 km a pé, da cidade de Dom Expedito Lpes até Oeiras carregando um cruz de madeira para participar da procissão. " Curei um tumor nas costas após esta promessa a Bom Jesus dos Passos e há 20 anos com muita alegria faço esse trajeto" disse.
Imagem: Paulo BarrosProcissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras(Imagem:Paulo Barros)Procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras
De acordo com o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, a religiosidade é constante, principalmente nos dias que antecedem a Semana Santa e por isso a prefeitura em parceria com o Estado tem investido em infraestrutura urbana e da o apoio necessário para a realização do evento.
Imagem: Paulo BarrosProcissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras(Imagem:Paulo Barros)Procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.