Fechar
GP1

Saúde

ONU defende direito ao aborto em casos de microcefalia por Zika

Membros da ONU pedem que países com casos de zika aconselhem mulheres sobre saúde sexual e reprodutiva e permita direito ao aborto.

Nesta sexta-feira, Zeid Ra"ad Al Hussein, principal comissário de Direitos Humanos da ONU, pediu para que os países com zika vírus disponibilizem aconselhamento sobre saúde sexual e reprodutiva para mulheres e permitam o direito ao aborto.

"As leis e as políticas que restringem acesso a esses serviços devem ser urgentemente revistas em consonância com os direitos humanos, a fim de garantir na prática o direito à saúde para todos", afirmou em comunicado.
Imagem: DivulgaçãoBebês com microcefalia vão receber auxílio mensal do governo(Imagem:Divulgação)ONU defende direito ao aborto em casos de microcefalia por Zika

No Brasil, o zika vírus tem sido associado à microcefalia, uma condição de má formação de cérebros de bebês. O aborto também é criminalizado no país, mas com o crescimento de casos de microcefalia associados ao zika, as discussões tem sido mais constantes.

"Estamos pedindo aos governos para mudar essas leis, porque como eles podem pedir a estas mulheres a não engravidar? Mas também não oferecer-lhes informação que está disponível e também a possibilidade de interromper a gravidez se assim desejarem", afirmou Cecile Pouilly, porta-voz do comissário d ONU, durante entrevista coletiva.

Zika encontrado em saliva e urina

Nesta sexta-feira (5), Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, afirmou que o zika vírus foi encontrado de forma ativa na urina e na saliva. A descoberta foi feita a partir de análise de amostras de pacientes com sintomas compatíveis com o vírus zika.

Gadelha disse que isso “muda o patamar e a forma que estamos tendo que desdobrar as pesquisas”, mas que “o significado dessa descoberta na transmissão ainda deve ser esclarecido”.

Cautela


O Ministério da Saúde, após o anúncio da Fiocruz, recomendou que as pessoas adotem “cautela e prevenção” e reforcem medidas de higiene para evitar o contágio pelo zika vírus. As medidas sugeridas são não compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dente e copos, e lavar as mãos com frequência.

“Pode beijar”


"O risco estará aumentando. Mas não temos isso (evitar o beijo) como uma medida de saúde pública, pelo amor de Deus. Pode beijar!", afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.