Fechar
GP1

Mundo

ONU pede cessar-fogo imediato em Gaza

Os líderes pediram a Israel e ao Hamas que mantenham a trégua durante toda a festa do Ramadã.

Na madrugada desta segunda-feira (28), o Conselho de Segurança das Nações Unidas fez uma declaração que pede um cessar-fogo humanitário, imediato e sem condições, que permita prestar ajuda aos civis.

Representantes de 15 países, reunidos de emergência em Nova York, expressaram na declaração seu "forte apoio a um cessar-fogo humanitário e sem condições, que permita proporcionar uma ajuda indispensável e urgente".

Imagem: Reprodução ONU pede cessar-fogo imediato em Gaza (Imagem:Reprodução) ONU pede cessar-fogo imediato em Gaza

Os líderes pediram a Israel e ao Hamas que mantenham a trégua durante toda a festa muçulmana do Aid el-Fitr, que marca o final do Ramadã, e que "respeitem plenamente o direito internacional e especialmente o que diz respeito à proteção dos civis".

O texto também enfatiza "a necessidade de proporcionar imediatamente ajuda humanitária A declaração foi elaborada e acertada pelos 15 países na tarde de domingo. A Jordânia, o único membro árabe do Conselho, insistiu que fosse formalmente adotada sem demora.

A reunião de urgência foi convocada no final do domingo e um dia antes de o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, relatar na sede das Nações Unidas sobre sua viagem pelo Oriente Médio para tentar conseguir uma cessação da violência em Gaza. Com informações do Terra

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.