Fechar
GP1

Polícia

Operação 'PC 24h' já prendeu mais de 80 criminosos no Piauí

A Polícia Civil conta com 500 homens participando da Operação. A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal também prestam apoio durante a operação.

Durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, o secretário de Segurança Fábio Abreu e o delegado Geral Riedel Batista falaram sobre a Operação Polícia Civil 24h, deflagrada na manhã desta quarta (14).

A ação faz parte da operação PC27, que acontece em 26 estados do país e tenta prevenir crimes durante as festividades de fim de ano. São 500 policiais civis, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar participando da operação.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Delegado Riedel Batista Delegado Riedel Batista

Até o momento foram 86 prisões, sendo 63 por mandados de prisão e 16 em flagrante, houve ainda 7 apreensões de menores infratores. “A gente atribui a um planejamento bem feito pela Secretaria de Segurança Pública e pela Polícia Civil em relação a cumprir esses mandados de prisão. Estamos com mais de 80 presos, mas há a possibilidade de alcançar um número maior até o final do dia. Então a gente espera que esse número aumente e tire de circulação”, afirmou o delegado Geral Riedel Batista.

Os mandados são referentes aos crimes de tráfico de drogas, homicídios, porte ilegal e arma e roubo. “As pessoas que estejam envolvidas com crimes de tráfico, homicídio, de roubo, latrocínio, estupro e outros crimes graves em todo o estado do Piauí. Então em todo estado está tendo a operação e nós vamos intensificar ainda mais durante o dia e amanhã também”, continuou Riedel.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Secretário Fabio Abreu Secretário Fabio Abreu

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, disse que a operação é importante para que bandidos com mandado de prisão em aberto não continuem a praticar crimes. “As vezes tem aquela de que precisa de uma ordem judicial ou um flagrante para poder prender e é por isso que estamos aproveitando a ordem que a gente tem e que está em aberto para dar cumprimento”, contou.

Operação em 26 estados

“Os outros estados observaram o sucesso da primeira operação e entraram também nesse mesmo molde de ação e nós temos em praticamente todos os estados do Brasil ações 24h, 48h voltadas para cumprimento de mandado de prisão. E o fator importante é que a maioria desses mandados são de distrito e esses distritos normalmente cuidam da parte de roubo, furto, não especializadas, que é o caso dos entorpecentes.”, disse o secretário.

Mandados em aberto

“Nós criamos um setor dentro da Polícia Civil para dar cumprimento, que é DICAP. Como a DICAP estava produzindo, mas necessitava de um apoio maior, nós optamos por fazer com que todas as unidades distritais cumpram esses mandados que tem conhecimento e a DICAP continua no cumprimento desses mandados”, afirmou Abreu.

Prioridade

De acordo com Fábio Abreu, a prioridade é atender um pedido da sociedade, que reclama de roubos de celulares, furtos e arrombamentos.

“Desde o início da gestão a gente já buscou aumentar o efetivo da Delegacia de Repressão em Entorpecentes (DEPRE), que era apenas de um delegado e agora temos cinco delegados, com a tendência de aumentarmos quando transformar em departamento, para que a gente consiga fazer frente porque do tráfico se originam vários outros crimes”, disse.

“É por isso que nós demos prioridade para a questão dos traficantes, mas nosso objetivo também tem sido buscar a solução que a população reclama: roubo de celular, do furto, do arrombamento e a gente tá buscando com os distritos da área para que foquem nesses indivíduos”, concluiu o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.