Fechar
GP1

Política

Oposição articula criar CPI da Abin para investigar espionagem

Um matéria publicada na revista Veja, afirma que o presidente Temer pediu para a Abin espionar o ministro Fachin.

A suposta ação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), pode resultar na criação de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) na Câmara dos Deputados.

Nesse sábado (10), o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), disse que está articulando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso, junto com outros parlamentares.

  • Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados/DivulgaçãoDeputado Alessandro MolonDeputado Alessandro Molon

Um esboço do requerimento já foi produzido pela equipe de Molon, com o pedido para a CPI investigar denúncias sobre suposto uso da Abin e outras instituições, por Temer, no mandato entre 2016 e 2017 “para investigar e constranger ministro do Supremo Tribunal Federal e o Procurador-Geral da República, de maneira a obstruir as investigações da Justiça sobre crimes praticados pelo senhor presidente da República”.

A revista Veja publicou neste fim de semana, uma matéria sobre o suposto uso da Abin por Temer. Segundo a publicação, o ministro do Supremo, Edson Fachin, relator do inquérito contra o presidente Michel Temer, estaria sendo monitorado pela Abin a pedido do Palácio do Planalto. A ação teria como objetivo buscar fragilidades que poderiam colocar em xeque a atuação do ministro.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoMinistro Edson FachinMinistro Edson Fachin

O requerimento de Molon cita que a CPI teria 31 membros “para investigar, no prazo de até 120 dias, prorrogável por sessenta dias”. “A denúncia é gravíssima e revela, mais uma vez, que o presidente Temer está disposto a qualquer medida, mesmo que ilegal, para se proteger da Lava Jato. Temer não está preocupado com as necessidades do país, mas, sim, em usar o cargo para se proteger da investigação contra seus crimes”, afirmou Molon em nota à imprensa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.