Fechar
GP1

Mundo

Oposição colombiana rejeita novo acordo de paz com as Farc

Oposição argumenta que proposta feita não foi ouvida pelo governo.

  • Foto: APEx-presidente colombiano Álvaro UribeEx-presidente colombiano Álvaro Uribe

O novo pacto alcançado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi rejeitado nesta segunda-feira (21) por representantes da oposição. Defensores do “não” ao pacto solicitaram uma reunião com os guerrilheiros, após um encontro com representantes do governo.

"Insistimos esta noite em um acordo nacional para introduzir algumas modificações ao acordo ajustado entre o governo e as Farc. O governo negou, esta noite, a possibilidade deste acordo nacional sobre temas substanciais", declarou o ex-presidente Álvaro Uribe, opositor das negociações com o grupo rebelde.

Os opositores afirmam que se alguns de seus pedidos não forem incluídos no acordo, o pacto “é apenas um retoque do acordo rejeitado pelos cidadãos”. De acordo com o G1, entre os pedidos apresentados, está o de não permitir a elegibilidade política de autores de crimes graves enquanto cumprem suas penas, eliminar o narcotráfico como conexo ao delito político e que o acordo não entre na Constituição.

"Temos toda a disposição de dialogar com o governo e as Farc sobre as modificações nos temas citados. Para este diálogo propomos aproveitar a presença em Bogotá dos líderes das Farc", afirmou o ex-presidente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.