Fechar
GP1

Mundo

Opositor russo é condenado a 15 dias de prisão após protestos

Navalny foi condenado por resistir à prisão e multado com 20.000 rublos (1.100 reais) por ter organizado uma “concentração não-autorizada”.

Nesta segunda-feira (27), Alexei Navalny, opositor do governo da Rússia foi condenado a 15 dias de prisão, depois de participar de protestos contra a corrupção em Moscou nesse domingo (26). Mais de 1.000 pessoas foram detidas durante o protesto. Navalny pretende concorrer ao cargo de presidente do país no ano que vem.

Navalny foi condenado por resistir à prisão e multado com 20.000 rublos (1.100 reais) por ter organizado uma “concentração não-autorizada”, segundo decisão do tribunal Tverskoi de Moscou. Segundo Dmitri Peskov, porta-voz do governo, a manifestação que ocorreu no domingo é uma “provocação”.

“O que vimos ontem em muitos lugares e talvez em particular em Moscou, foi uma provocação e uma mentira”, declarou Peskov.

Peskov acusou ainda, que menores de idade receberam a promessa de “recompensas financeiras em caso de detenção pelas forças de segurança” durante os protestos.

  • Foto: Maxim Shemetov/ReutersAlexei Navalny, líder da oposição russaAlexei Navalny, líder da oposição russa

De acordo com a Veja, milhares de pessoas protestaram no domingo em Moscou e outras cidades da Rússia. O líder opositor anunciou a manifestação depois de publicar um relatório no qual acusa o primeiro-ministro Dmitri Medvedev de estar à frente de um império imobiliário financiado por oligarcas.

As manifestações foram proibidas em grande parte das cidades da Rússia, por isso, diversos protestantes foram presos pela polícia. De acordo com o jornal The Guardian, que teve um jornalista detido, 1.030 pessoas foram presas apenas em Moscou. A maioria foi multada ou acusada de ofensas menores, como participação em protestos não-autorizados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.