Fechar
GP1

Mundo

Padre polonês anuncia ser gay e Vaticano reage

Ao anunciar homossexualidade, padre fala sobre o atraso da Igreja por não aceitar homossexuais.

Imagem: Tiziana Fabi / AFP Pontífice está suspenso de suas atividades(Imagem:Tiziana Fabi / AFP )Pontífice está suspenso de suas atividades

Neste sábado (3) o Vaticano declarou que achou muito grave o fato de que um padre polonês tenha anunciado sua homossexualidade à imprensa dias antes do início do sínodo sobre a família. De acordo com a Santa Sé, o padre foi suspenso de suas funções.

O padre polonês Krysztof Olaf Charamsa, de 43 anos, revelou ser gay e admitiu ter um companheiro. “Sei que terei de renunciar a meu ministério, apesar de ser a minha vida”, declarou ao jornal italiano Corriere dela Sera.

Krysztof declarou seu medo de como a igreja veria sua declaração. “Sei que a Igreja me verá como alguém que não soube cumprir com seu dever (castidade), que se extraviou e, se não fosse pouco, não com uma mulher e sim com um homem!”, disse.

O Vaticano não demorou e reagiu. O padre Federico Lombardi afirmou que a atitude do padre foi irresponsável. “A escolha de fazer uma declaração tão impactante um dia antes da abertura do sínodo é muito grave e irresponsável porque tenta submeter à assembleia dos bispos a uma pressão midiática injustificada”.

O Vaticano afirmou que os superiores hierárquicos deverão decidir se sua condição de padre será conservada, mas que é pouco provável já que o padre admitiu que tem um companheiro.

O padre falou sobre o atraso da Igreja Católica em não aceitar a homossexualidade natural. “A Igreja está muito atrasada em relação aos conhecimentos que a humanidade alcançou”, afirmou.

Disse ainda que não a Igreja não pode esperar mais 50 anos para aceitar a homossexualidade. “É hora de a Igreja abrir os olhos ante os homossexuais crentes e entender que a solução que propõe, isto é, a abstinência total e uma vida sem amor, não é humana. (...) O clero é amplamente homossexual e também, infelizmente, homofóbico até a paranoia, porque está paralisado pela falta de aceitação de sua própria orientação sexual”, disse.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.