Fechar
GP1

Política

Padre Walmir decreta situação de emergência no município de Picos

O decreto foi assinado no último dia 18 de julho pelo prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), e terá validade de 90 dias.

Alegando vários problemas ocasionados pela estiagem, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), decretou situação de emergência no município. O documento foi assinado na última terça-feira, 18 de julho, e publicado na edição de ontem, 19, do Diário Oficial dos Municípios, página 39.

Pelo documento, fica decretada situação de emergência em toda zona territorial do município de Picos, em face da situação anormal por ela enfrentada. O que, segundo o gestor, vem causando danos e prejuízos que implicam no parcial comprometimento da sua capacidade de resposta.
Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito decreta situação de emergência em Picos (Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito decreta situação de emergência em Picos 
Assinado em 18 de julho, o decreto entrou em vigor na data de sua publicação (19) e terá vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado até totalizar 180 dias.

Motivação

Para baixar o decreto o prefeito Padre Walmir (PT) levou em consideração alguns fatores, dentre os quais a irregularidade de precipitação pluviométrica do último período chuvoso, 2015/2016, em toda a zona territorial do município.

Também levou em conta as elevadas perdas econômicas registradas no território severamente atingido pela escassez de chuvas. E ainda a impossibilidade de o município prover os recursos financeiros para prestar o necessário socorro às famílias prejudicas.

Decreto estadual

O município de Picos havia ficado de fora da lista de 115 municípios piauienses que foram considerados em situação de emergência, através de decreto assinado pelo governador Wellington Dias (PT), no último dia 13 de julho.

Para assinar o decreto, o governador Wellington Dias (PT) levou em consideração alguns critérios. Dente eles a perda de 50% da safra agrícola, pouca ocorrência de chuvas em 2015 e 2016 e o baixo nível dos reservatórios, que estariam com menos de 30% da capacidade.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.