Fechar
GP1

Picos - Piauí

Padre Walmir lança o Salão do Livro do Vale do Guaribas em Picos

Solenidade de lançamento foi realizada na noite de ontem, 24, e reuniu autoridades, populares e familiares da homenageada.

José Maria Barros/GP1 1 / 6 Apresentação de ballet Apresentação de ballet
José Maria Barros/GP1 2 / 6 Familiares da homenageada Familiares da homenageada
José Maria Barros/GP1 3 / 6 Irmão da homenageada agradece a organização do SaliVag Irmão da homenageada agradece a organização do SaliVag
José Maria Barros/GP1 4 / 6 Prefeito Padre Walmir destaca crescimento do SaliVag Prefeito Padre Walmir destaca crescimento do SaliVag
José Maria Barros/GP1 5 / 6 Público acompanha palesta de Isaque Folha Público acompanha palesta de Isaque Folha
José Maria Barros/GP1 6 / 6 Secretária de Educação confirma presença de palestrantes de renome nacional Secretária de Educação confirma presença de palestrantes de renome nacional

O prefeito reeleito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), presidiu na noite de ontem, 24, no Restaurante O Gaudêncio, a solenidade de lançamento do IV Salão do Livro do Vale do Guaribas – SaliVag. O evento será realizado entre os dias 16 e 20 de novembro no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros.

Vereadores eleitos, secretários municipais e expressivo número de populares acompanharam a solenidade. Este ano o SaliVag homenageia a professora, poetisa e crítica literária Maria de Jesus de Souza Martins falecida no dia 18 de novembro de 2012. Ela ocupava a cadeira numero 10 da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) cujo patrono é Mário Rodrigues de Sousa Martins.

Como parte da solenidade de lançamento do SaliVag, houve apresentação de ballet formado por um grupo de alunas de escolas públicas e privadas de Picos e o professor, cantor e escritor, Isaque Folha, ministrou uma palestra com a temática O Preço de um Resgate.

Homenageada

Agenor Martins, irmão da homenageada, disse que a família sentia-se agradecida, pois acredita ser o reconhecimento do valor cultural e literário de Maria de Jesus como escritora e poetisa. “De certa forma esse evento servirá para imortalizar a sua obra” – resumiu.

A secretária municipal de Educação, Rosilene Monteiro, disse que Jesus Martins foi uma mulher que viveu além do seu tempo, venceu preconceitos e deu sua contribuição para cultura do município. Por isso, ressalta que a homenagem é mais do que justa.

O prefeito Padre Walmir destacou que se sentia feliz pela realização do IV SaliVag, que ao longo desses quatro anos tem se expandido para a grande região do Vale do Guaribas.

O gestor anunciou que deverá envia em breve um projeto de lei para a Câmara Municipal de Picos tornando o SaliVag um evento permanente, independe de quem esteja na administração municipal.

Programação

A programação do SaliVag consta de exposições, apresentações culturais, bate-papo literário, feira de livros, tendas de leitura, circo das letras e palestras.

Dentre os palestrantes, a organização já confirmou a presença do jornalista e escritor Caco Barcellos, da Rede Globo de Televisão; Isabel Ferreira, escritora angolana; Diego Curvelo, jornalista, publicitário e humorista e Márcio Trigo, escritor, ator, diretor de cinema, teatro e televisão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.