Fechar
GP1

Piauí

Padre Walmir reduz 71 vagas em concurso da Prefeitura de Picos

Dentre as vagas extintas pelo prefeito no novo concurso está a de jornalista.

Contrariando as informações repassadas à imprensa pelo Procurador Geral do Município, José Neto Monteiro; o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) reduziu 71 vagas no novo concurso da Prefeitura. A abertura dos envelopes da concorrência pública será realizada no próximo dia 11 de fevereiro, às 08h30, no Palácio Coelho Rodrigues.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir reduz mais de 70 vagas em concurso da Prefeitura de Picos(Imagem:José MAria Barros/GP1)Padre Walmir reduz mais de 70 vagas em concurso da Prefeitura de Picos
Das 574 vagas disponibilizadas no primeiro edital de concurso, cancelado pelo prefeito Padre Walmir (PT) em 24 de agosto do ano passado, 71 delas foram extintas no novo edital de concorrência pública.

No primeiro edital, cujas provas deveriam ter acontecido no dia 28 de junho de 2015, eram oferecidas 574 vagas para as mais diversas áreas da administração municipal. No novo edital, essas vagas foram reduzidas para 503. Uma diminuição de 71 vagas.

Prejuízos para Educação

Segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm), a maior redução de vagas ocorreu na Secretaria de Educação, justamente o local onde existem mais prestadores de serviços indicados por apadrinhamento político. No ano de 2015, somente professores eram 288 contratados, sem falar em vigias, zeladoras e merendeiras.
Imagem: José Maria Barros/GP1Procurador tinha garantido que não haveria redução de vagas(Imagem:José Maria Barros/GP1)Procurador tinha garantido que não haveria redução de vagas

No concurso que seria realizado em 28 de junho do ano passado, estavam sendo disponibilizadas para a Secretaria Municipal da Educação, 163 vagas. No novo edital de licitação esse número caiu para 112, uma redução de 50 vagas.

O prefeito de Picos, Padre Walmir, também reduziu a oferta de vagas em outros setores. Na Banda de Música “Maestro Antônio Lélis”, onde existem dez servidores contratados por apadrinhamento, no primeiro concurso estavam sendo ofertadas 7 vagas, no novo edital essas vagas foram extintas.

Outros setores da administração municipal também foram atingidos com a redução de vagas. Para o cargo de jornalista, a única vaga disponibilizada no primeiro edital foi extinta. O aprovado seria lotado na Coordenadoria Municipal de Comunicação, local onde vários comissionados indicados por apadrinhamento político prestam serviço.

Nesse novo edital de concorrência pública foram extintas ainda uma vaga para o cargo de odontólogo especialista em prótese e doze vagas para técnico em enfermagem.
Imagem: José Maria Barros/GP1Secretarioa da Educação foi a mais atingida(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretarioa da Educação foi a mais atingida

Apreensão

A decisão do Padre Walmir causou apreensão em muitos candidatos, principalmente aqueles inscritos nas áreas onde as vagas foram extintas, como é o caso de jornalista e de músicos.
Imagem: José MAria Barros/GP1 Presidente do Sindserm condena redução de vagas em concurso(Imagem:José MAria Barros/GP1) Presidente do Sindserm condena redução de vagas em concurso
A presidente do Sindserm, Edna Moura, lamentou a decisão do prefeito municipal. Ela revelou que o setor mais atingido foi justamente o educacional, onde, em tese, existem mais vagas disponíveis devido o alto número de contratados por indicação política.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.