Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Palestra debate segurança nos estádios de futebol do Piauí

A segurança nos estádios e as ferramentas legais de enfrentamento à intolerância desportiva foram alguns dos temas abordados.

Na última sexta-feira (18), autoridades, dirigentes de clubes e membros de torcidas organizadas estiveram reunidos no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI) para acompanhar a palestra “Marco de Segurança no Futebol”, realizada pela Federação de Futebol do Piauí (FFP), com o apoio do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI).

A palestra foi ministrada pelo major da Polícia Militar do Pará, Luiz Octavio Lima Rayol, especialista em segurança e um dos coordenadores do Guia de Recomendações para Atuação das Forças de Segurança Pública em Praças Desportivas, do Ministério da Justiça e Ministério dos Esportes. A segurança nos estádios e as ferramentas legais de enfrentamento à intolerância desportiva foram alguns dos temas abordados.

  • Foto: Divulgação/AscomPalestra sobre segurança nos estádiosPalestra sobre segurança nos estádios.

O debate abordou a origem das torcidas organizadas na Europa, sua influência e similaridade no Brasil. Também foi discutida a Portaria nº 290 do Ministério dos Esportes, que trata sobre os laudos técnicos dos estádios. “Em 2015, nós evoluímos para uma série seguinte do futebol brasileiro e isso fez com que nosso estado recebesse jogos da série C e D. Com isso, tivemos alguns problemas que vemos no mundo e no Brasil, como agressões entre polícia e torcedores. Não é isso que queremos pro futebol. Queremos que as famílias possam frequentar os estádios com seus filhos menores, para que eles sejam os torcedores do futuro”, disse o presidente da FFP, Cesarino Oliveira.

Participaram da mesa de abertura o presidente da FFP, Cesarino Oliveira; a promotora Maria das Graças do Monte Teixeira, representando o Ministério Público; o representante do PROCON, Edivar Cruz Carvalho; o presidente da Comissão de Arbitragem, José Steiffel; o presidente do TJD-PI, Luciano Benigno; Samuel Araújo, do 4 de Julho, representando os clubes filiados à FFP; o delegado Thalles de Moura Gomes, representando o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu; e Danilo Félix, da Esporão do Galo, representando as torcidas organizadas. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.