Fechar
GP1

Mundo

Papa e patriarca da Igreja Ortodoxa têm encontro histórico hoje

Após mil anos de espera, os líderes de dois dos principais ramos do cristianismo se encontram em Cuba.

Após mil anos de espera, haverá um encontro histórico entre os líderes de dois dos principais ramos do cristianismo, o chefe da Igreja Católica Romana, Papa Francisco e o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill.

Imagem: Canção Nova/ Corriere Quotidiano ss(Imagem:Imagem: Canção Nova/ Corriere Quotidiano )Papa Francisco e o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill

As duas igrejas se separaram no ano de 1054, durante a Grande Cisma do Oriente, quando os representantes de Constantinopla e da Roma daquela época se esconjuraram ao mesmo tempo.

De acordo com informações da agência AP, o encontro acontece nesta sexta-feira (12), em uma reunião privada por duas horas no aeroporto de Havana, em Cuba. Juntos, eles devem apresentar uma declaração conjunta para a reaproximação das religiões, com a presença do presidente cubano Raúl Castro.

Apesar das divergências, ambas se declaram contra os ataques terroristas islâmicos na Síria e temem a extinção de católicos e ortodoxos na África e no Oriente Médio. No mundo, segundo as próprias igrejas, a Católica afirma ter em média 1, 2 bilhões de fiéis e a Ortodoxa cerca de 200 milhões.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.