Enviar por e-mail

Enviar notícia por e-mail
Exemplo: nome@example.com. Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços por vírgulas
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Os comentários serão incluídos na mensagem

Comunicar erros

Comunicar erro na notícia
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Descreva o que há de errado com esta notícia
03/02/2012 - 18h30
Tinguá

Parque em Nova Iguaçu é a nova opção de lazer para os moradores da Baixada Fluminense

Local oferece cerca de cem pousadas.

Atualizada em 20/02/2012 - 18h50
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO local oferece banho de cachoeira e piquenique, onde todos se encontram.(Imagem:Reprodução)O local oferece banho de cachoeira e piquenique, onde todos se encontram.
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Tinguá, em Nova Iguaçu, está se transformando num grande programa de lazer para os moradores da Baixada Fluminense. O local oferece banho de cachoeira e piquenique, onde todos se encontram.

A dupla do Parceiro do RJ Petter MC e Mariane Del Rei foram ver de perto. Eles indicam o parque como opção para quem quer se refrescar no calor do verão e fugir das praias e piscinas.

Depois de entrar no parque por uma estradinha de terra, é possível encontrar pequenos córregos com água cristalina.

Para a vendedora Madonna Queiroz, o contato com a natureza é revigorantes. “Gosto daqui porque aqui tem natureza, ar puro”, disse ela, que há cerca de 40 anos frequenta o Tinguá. “Aqui dá para fazer tudo: beber, curtir, beijar na boca”, resumiu.

A desenhista Fabiana Valentim, acompanhada do filho de 2 meses, diz que desde o nascimento da criança aproveita o verão em Tinguá. “Aqui é a nossa praia”, disse.

O pedreiro Edson Marcolino, sempre que pode, leva a família para se divertir e faz um churrasco à beira da cachoeira.

Sítios e fazendas
Tinguá também tem sítios e fazendas privadas, onde o público pode jogar bola, tomar banho de piscina e pernoitar em uma pousada. Segundo a empresária Maria Rosa, em média, no verão, circulam pela região entre 50 mil e 60 mil pessoas.

“Temos cerca de cem sítios de lazer. Só em um dos espaços temos quadra de vôlei, campo de futebol e piscina com toboágua”, disse a empresária, que cobra por cada turista R$ 5 para utilização da área de lazer e R$ 120 a diária na pousada para casal.

A empresária acrescenta que há outros proprietários de sítios, nascidos e criados no local, que promovem a geração de empregos. Em um dia de grande movimento, Maria Rosa emprega dez funcionários na área de lazer.

O técnico em refrigeração Sandro Alves contou que já frenquenta o Tinguá há dez anos. “Aqui é muito bom. Não tem ninguém para perturbar, as crianças ficam soltas na boa”, disse Alves.

O militar Adriano Dias aconselha os frequentadores a curtir a beleza natural e a tranquilidade do lugar com a família. “Não há coisa melhor do que um lugar bucólico, tranquilo, uma água dessa maravilhosa. Aconselho a quem não conhece que venha conhecer”, enfatizou o militar.

Lixo na lixeira
A Secretaria municipal do Meio Ambiente de Nova Iguaçu informou que as pessoas podem curtir o parque à vontade. As pousadas estão legalizadas e as áreas de lazer podem receber os visitantes, até mesmo é permitido fazer churrasco.

Mas é preciso que joguem o lixo fora. É bom lembrar que o lazer está liberado na APA, mas não na reserva biológica. Ali, a entrada só é permitida com autorização especial.

Projeto Parceiro do RJ
Dezoito jovens foi selecionado para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em nove duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de nove regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem mostrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.

Mais de 2.200 pessoas se inscreveram no projeto. Destes, os escolhidos vão mostrar o cotidiano da Rocinha, Copacabana, Tijuca, Campo Grande, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo.

Fonte: G1

Keywords: projeto, lazer, nova iguaçu, cachoeira, tinguá


Saiba mais sobre Turismo

Leia também

Avalie:
Média de avaliações:
0 votos
Comente esta reportagem
Comentário
Escreva aqui seu comentário
De onde você é?
Escolha um Estado
Escolha sua Cidade
Quem é você?
Informe o seu Nome
Informe o seu E-mail!

Comentários (1)

  • ketly rodrigues, Belford Roxo-RJ disse:
    Deixado em 22/10/2013 às 17h47

    me passa o tel de vcs pra eu marca

tempo real


Publicidade