Fechar
GP1

Brasil

Patrões sem registro de domésticas pagarão multa a partir de agosto

Empregadores que não cumprirem regra deverão pagar multa de R$ 805,06, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Dia 7 de agosto deste ano, completam 120 dias que a lei que regulamente a profissão dos empregos domésticos (12.964). A partir deste dia, toda a documentação, incluindo registro de admissão e remuneração dos funcionários desta área, deverá estar regularizada em carteira por seus empregadores.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a multa para os patrões que não se adequarem a nova regra, será de R$ 805,06.

Imagem: Getty ImagesClique para ampliarRegistros de domésticas devem estar regularizados até agosto(Imagem:Getty Images)Registros de domésticas devem estar regularizados até agosto
Segundo o MTE, é considerado trabalhador doméstico, funções como de cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineiro, vigia, motorista particular, jardineiro, acompanhante de idosos, entre outros.

Os direitos que já valem pela PEC das Domésticas são: salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, licença à gestante de 120 dias, 13º salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria, jornada de trabalho de 44 horas semanais e não superior a oito horas diárias, direito ao repouso semanal remunerado, hora extra, férias anuais remuneradas com direito a 1/3 do salário, licença-paternidade de cinco dias, aviso-prévio, aposentadoria e integração à Previdência Social, proibição de diferença de salários por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

E os pontos que ainda aguardam regulamentação, mesmo a PEC tendo sido aprovada em abril de 2013 pelo Congresso Nacional, são: pagamento do seguro-desemprego, do FGTS, salário família, trabalho noturno e creche. Com Informações do Site Terra

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.