Fechar
GP1

Piauí

Pesquisa aponta que o Piauí é o terceiro entre os Estados do Nordeste em números de suicídio

O evento é uma realização da Secretaria do Estado da Saúde do Piauí em parceria com Centro de Assistência Integral à Saúde da Polícia Militar (PM/PI).

Dando continuidade à programação do I Simpósio Interinstitucional Suicídio: causas e sintomas - aspectos preventivos, que está acontecendo no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), na tarde desta quinta- feira, 29 de agosto, o coordenador da IV Regional de Saúde do Piauí, Vinícius Oliveira, ministrou a palestra com o tema Estratégia Saúde da Família e Apoio Matricial. O evento é uma realização da Secretaria do Estado da Saúde do Piauí em parceria com Centro de Assistência Integral à Saúde da Polícia Militar (PM/PI).

O Simpósio tem o objetivo de buscar integração de forma institucional ações que aprimorem o conhecimento acerca das causas e sintomas presentes no alto índice de suicídio, desenvolvendo assim ações e estratégias de prevenção no ambiente de trabalho das instituições nas diversas áreas do servidor público e da segurança pública, bem como assistência populacional em geral.
Imagem: DivulgaçãoI Simpósio Interinstitucional Suicídio(Imagem:Divulgação)I Simpósio Interinstitucional Suicídio
Na oportunidade o coordenador, Vinícius Oliveira, falou do papel da Estratégia Saúde da Família, a relação dos serviços de atenção básica, destacou a importância de um cuidado inicial que valorize a escuta e a valorização do sujeito. Ainda em sua fala destacou os profissionais das unidades básica de saúde, bem como os profissionais que realizam apoio matricial como os primeiros elementos de uma rede de suporte psicossocial.

Pesquisa

O elevado número de casos de suicídio em Teresina tem preocupado os profissionais de saúde e o poder público, no sentido de buscar estratégias para prevenção do problema. Uma pesquisa realizada em 2007 aponta que o Piauí é o terceiro entre os Estados do Nordeste em números de suicídio: são 4,9 mortes por 100 mil habitantes.

E Teresina é a segunda capital do país com a maior taxa de suicídios entre a população jovem: 14,4 suicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Teresina perde apenas para Boa Vista no estado de Roraima, cujo dados pesquisados registram 15,7 suicídios para cada 100 mil habitantes entre a população jovem de 15 a 24 anos.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.