Fechar
GP1

Brasil

Pesquisa do CNJ mostra que Brasil tem 654,3 mil presos

O crime de tráfico de drogas representa 29% dos processos que envolvem réus presos, depois aparece presos por roubo, com 26%, homicídio (13%), porte ilegal de arma (8) e furto (7%) e receptaç

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta quinta-feira (23) dados sobre os números de presos no Brasil. O país tem 654.372 presos, sendo 221 mil deles provisórios, que ainda não foram julgados. Segundo a Agência Brasil, o levantamento foi feito após a presidente do Conselho, ministra Cármen Lúcia, ter determinado aos tribunais de todo o país que atualizassem dados sobre o sistema carcerário brasileiro.

De acordo com a pesquisa, o crime de tráfico de drogas representa 29% dos processos que envolvem réus presos, depois aparece presos por roubo, com 26%, homicídio (13%), porte ilegal de arma (8) e furto (7%) e receptação (4%).

  • Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão ConteúdoRebelião iniciada em AlcaçuzRebelião iniciada em Alcaçuz

Ainda de acordo com o levantamento, o tempo de encarceramento provisório nos estados varia entre 172 e 974 dias, e os presos provisórios representam de 15% a 82% da massa carcerária dos estados.

No mês de janeiro, presídios dos estados do Amazonas e do Rio Grande do Norte enfrentaram problemas com rebeliões, que resultou na morte de mais 120 presos. Depois desses episódios, Cármen Lúcia pediu que os tribunais de Justiça adotassem medidas para acelerar o julgamento de presos provisórios. Os dados do CNJ foram obtidos a partir de informações enviadas por 25 tribunais do país. Somente os tribunais de Mato Grosso do Sul e Tocantins não enviaram as informações solicitadas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.