Fechar
GP1

Economia e Negócios

Pesquisa do IBGE revela que desemprego atingiu 11,6% em julho

Número de desempregados subiu 37,4% em comparação ao mesmo trimestre de 2015.

Nesta terça-feira (30), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou dados sobre a situação de desemprego no Brasil. Em julho, o registro ficou em 11,6%. Quando comparado com todos os trimestres, a taxa é a maior da série histórica desde 2012.

De acordo com o G1, no mesmo período do ano passado o índice havia atingido 8,6%. Segundo a pesquisa, de maio a julho deste ano cerca de 11,8 milhões de pessoas estão desempregadas.Quando comparado com o mesmo período de 2015, a quantidade de pessoas desocupadas subiu 37,4%.

  • Foto: UolDesempregados Desempregados

Ainda de acordo com a pesquisa, com a elevação do desemprego, consequentemente, o rendimento médio dos trabalhadores caiu, atingindo em R$ 1.985. “Logo no início do processo recessivo, tivemos quadro de estabilidade de pessoas ocupadas porque você perdia empregos formais e a informalidade dava conta de absorver esse contingente. Isso não está acontecendo mais. Consequência desse processo? Você vê redução na população ocupada. Você tem literalmente perda de postos de trabalho, fazendo com que além daquelas pessoas que estavam buscando no mercado de trabalho por conta de terem sido afetadas indiretamente pela crise, você tem agora aqueles que foram afetados diretamente pela crise”, informou o IBGE.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.