Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Pesquisa revela que cabecear a bola afeta memória e cérebro

A investigação se baseou em uma série de 24 cabeceadas realizadas por 24 jogadores, com uma bola propulsada por uma máquina na velocidade de uma cobrança de escanteio de uma partida de futebo

Um estudo científico liderado pela universidade escocesa de Stirling informou que cabecear a bola no futebol tem um impacto significativo nas funções cerebrais. A pesquisa ainda revela que as capacidades da memória podem ver-se reduzidas entre 41 e 67%, durante as 24 horas após cabecear a bola.

De acordo com o G1, a investigação se baseou em uma série de 24 cabeceadas realizadas por 24 jogadores, com uma bola propulsada por uma máquina na velocidade de uma cobrança de escanteio de uma partida de futebol.

  • Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do PovoEstudo revela que cabecear a bola afeta memória e cérebroEstudo revela que cabecear a bola afeta memória e cérebro

A doutora Magdalena Ietswaart, especialista de neurociência da Universidade de Stilring, afirmou: "constatamos depois desta seção de cabeçadas uma diminuição das funções cerebrais e da capacidade de memória dos sujeitos. Apesar desta diminuição ser temporária, acreditamos que pode afetar o cérebro a longo prazo", relatou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.