Fechar
GP1

Política

Petistas piauienses protestam contra operação Lava Jato

"O que aconteceu hoje de manhã foi uma irresponsabilidade, uma falta de respeito com a pessoa do ex-presidente Lula", disse a senadora Regina Sousa.

Em protesto contra a condução da Polícia Federal no tratamento ao levar o ex-presidente Lula para depor na 24ª fase da Operação Lava Jato, militantes do PT se reuniram na tarde desta sexta-feira (04), na praça da Liberdade, em Teresina.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Manisfestação na Praça da Liberdade(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Manisfestação na Praça da Liberdade
A Senadora Regina Sousa, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), participou da ação. Além dela, também participaram do movimento deputados estaduais, vereadores e prefeitos, dentre outros.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Senadora Regina Sousa(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Senadora Regina Sousa
A senadora criticou a nova fase da operação. “O que aconteceu hoje de manhã foi uma irresponsabilidade, uma falta de respeito com a pessoa do ex-presidente Lula, não é que ele não seja um cidadão comum, é sim, agora não precisava levar o lula coercitivamente. Chegaram no apartamento do Lula as 6 da manhã, um homem de 70 anos, é um desrespeito total, é irresponsável pois Lula nunca se negou a depor”, afirmou.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Deputado estadual João de Deus(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Deputado estadual João de Deus
O deputado estadual João de Deus também se manifestou sobre a condução coercitiva de Lula e ainda disse que a operação Lava Jato é uma forma de perseguir o ex-presidente e a atual presidente Dilma. “Foi um absurdo e acho que isso deixa a gente indignado, o Partido dos Trabalhadores, as militâncias e os movimentos sociais. Não aceitamos que se quebrem as regras democráticas desse país, passando por cima da constituição com um nome de uma operação de combate à corrupção para perseguir o PT, o ex-presidente Lula e para tentar derrubar a Dilma. Todos os momentos dessa operação foram conduzidos para chegar agora nesse momento da condução coercitiva, mas objetivo dessa operação é apenas condenar o Lula e a presidente Dilma e isso é um absurdo”, disse.

João de Deus ainda completou dizendo que se for para ter sangue, vai ter sangue. “O PT sempre foi assim, a primeira reação foi uma reunião e resolvemos vir para a praça fazer umas articulações e a partir daqui nós vamos tirar uma série de encaminhamentos para a resistência nos estados brasileiros que a esse momento também estão se reorganizando para que nós façamos os enfrentamentos e se tiver que ter sangue, vai ter sangue, porque nós não vamos deixar barato”, finalizou.

Além de políticos, outros manifestantes petistas se manifestaram. É o caso de Zenaide Lustosa que faz parte do Coletivo Nacional de Mulheres do PT e também do Diretório Estadual do PT, ela afirmou que a Justiça está atropelando o processo e que a condução de Lula foi realizada de forma agressiva.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Zenaide Lustosa(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Zenaide Lustosa
“Nós estamos em defesa do Estado democrático e de direito que hoje está sendo desrespeitada, as instituições hoje atropela qualquer processo, a própria justiça esta fazendo esse atropelo, onde as pessoas não têm mais defesa, são simplesmente acusadas e julgadas como aconteceu hoje com o Lula que sempre se colocou a disposição da Justiça. Foi feito de forma agressiva, simplesmente para constrangê-lo”, explicou.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Petista Janaina Ribeiro(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Petista Janaina Ribeiro
A petista Janaina Ribeiro mencionou que o ato da Polícia Federal foi irregular. “Estou aqui pela irregularidade do que a PF fez com o Lula, foi totalmente irregular, ela poderia ter convocado ele para depor, mas não, preferiu ir lá e prendê-lo como se ele fosse um bandido”, avaliou.

Sobre o movimento a senadora Regina Sousa afirmou que é o começo de uma reação da população. “Nós não vamos mais parar os movimentos, hoje é o dia de se articularem e faremos todo o levantamento para ver os passos seguintes”, comentou.

Pronunciamento Lula

Nesta sexta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pronunciamento à imprensa, na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo, queixou-se por ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento no Aeroporto de Congonhas. Lula disse ainda que se sentiu preso, "me senti prisioneiro hoje de manhã".

Lula também falou sobre a crise política. “Eu deixei a presidência e achei que tinha cumprido com a minha tarefa. Eu já me considerava ‘bibom’ porque tinha eleito a Dilma e fiquei ‘tribom’ quando reelegemos, e eles estão desde 26 de outubro de 2014, não permitindo que a Dilma governe esse País”.

Confira mais fotos:

Imagem: Francisca Pinto/GP1Senadora Regina Sousa começa os discursos.(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Senadora Regina Sousa começa os discursos.
Imagem: Francisca Pinto/GP1Vereador Gilberto Paixão(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Vereador Gilberto Paixão
Imagem: Francisca Pinto/GP1Autoridades protestam na Praça da Liberdade(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Autoridades protestam na Praça da Liberdade
Imagem: Francisca Pinto/GP1Manisfestantes se reúnem em protesto contra tratamento dado a ex-presidente Lula(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Manisfestantes se reúnem em protesto contra tratamento dado a ex-presidente Lula
Imagem: Francisca Pinto/GP1Deputado estadual licenciado Francisco Limma(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Deputado estadual licenciado Francisco Limma
Imagem: Francisca Pinto/GP1Manifestantes gritam palavras de ordem(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Manifestantes gritam palavras de ordem
Imagem: Francisca Pinto/GP1Mauro Eduardo(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Mauro Eduardo
Imagem: Francisca Pinto/GP1Na hora dos discursos, manifestantes seguram bandeiras do PT(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Na hora dos discursos, manifestantes seguram bandeiras do PT
Imagem: Francisca Pinto/GP1Merlong Solano(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Merlong Solano
Imagem: Francisca Pinto/GP1Manifestantes se reúnem na Praça da Liberdade(Imagem:Francisca Pinto/GP1)Manifestantes se reúnem na Praça da Liberdade

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.