Fechar
GP1

Economia e Negócios

Petrobras começa a retomar confiança de investidores no setor

Petroleira saiu da 11ª posição para o 8º lugar na lista das maiores companhias globais do setor.

A Petrobras começa a reconquistar a confiança dos investidores e a reverter os estragos deixados pelas denúncias de corrupção da Operação Lava Jato, investigada pela Polícia Federal.

Apesar de ainda carregar o título de petroleira mais endividada do mundo, a estatal conta com uma alta de 168% em suas ações acumulada no ano, subindo neste ano três degraus em um ranking de valor de mercado que reúne as grandes companhias do setor. A empresa, que já chegou a ocupar o terceiro lugar em maio de 2008, hoje é a 8ª colocada. Em janeiro deste ano, ela estava na 11ª posição.

  • Foto: DivulgaçãoPetrobrasPetrobras

O presidente da Petrobras, disse em entrevista ao Broadcast, que a “parte mais difícil vem agora”. “Executar um plano que inclui redução de custos e de investimento, sem reduzir metas e com ganho de produtividade, além de um programa de desinvestimento relevante, requer muita disciplina”, disse.

A principal meta da estatal é a redução do comprometimento do caixa com pagamento de dívida. A ideia é chegar a um indicador de alavancagem de até 2,5 em dois anos, bem diferente do que é hoje, em torno de 5. “Desejo o grau de investimento o mais cedo possível. A gente tem de fazer a nossa parte e o ‘upgrade’ vem como consequência”, acrescentou Parente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.