Fechar
GP1

Economia e Negócios

Petrobras é processada por fundação de Bill Gates

A Fundação Bill e Melinda Gates entrou com um processo contra a petroleira na expectativa de recuperar as perdas com ações.

Imagem: Peter Kramer/NBC/NBCBill Gates(Imagem:Peter Kramer/NBC/NBC)Bill Gates

A fim de recuperar perdas com ações da Petrobras, a Fundação Bill e Melinda Gates entrou com um processo contra a petroleira. As perdas foram decorrentes do escândalo bilionário de corrupção na estatal, investigado pela operação Lava Jato.

De acordo com a queixa, registrada na última quinta (24) à noite na corte federal de Manhattan, “o esquema de suborno e lavagem de dinheiro” causou à Fundação de Bill Gates e a WGI Emerging Markets Fund LLC, uma perda de dezenas de milhões de dólares investidos na petroleira.

“Na verdade, o escândalo ainda parece aumentar a cada dia, à medida que mais criminosos, mais prisões e mais contas bancárias secretas são descobertas”, disse a ação.

A estatal está enfrentando uma enorme quantidade de processos alegando anos de corrupção e subornos, que teriam inflado o valor de suas ações e títulos em mais de 98 bilhões de dólares.

A Fundação Bill e Melinda Gates, que tem como foco a melhoria da saúde e da educação e a redução da pobreza, está processando a Petrobras por conta própria, acreditando que assim será a melhor maneira de recuperar as perdas em recibos de ações negociadas nos EUA (ADRs).

Também é ré a PricewaterhouseCoopers (PwC), filial brasileira da auditoria da petroleira. O valor de mercado da Petrobras era quase 300 bilhões de dólares há sete anos e caiu mais de 90% desde então. Em abril, a petroleira teve perda de 6,2 bilhões de reais por corrupção e reduziu em mais de 44 bilhões de reais o valor de seus ativos.

O escândalo de corrupção da Petrobras deixou bilhões de dólares fora do valor de mercado. Diante de outros processos já enfrentados pela estatal em NY, o juiz distrital Jed Rakoff determinou que o julgamento acontecerá no máximo em fevereiro.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.