Fechar
GP1

Brasil

PF deflagra segunda fase da Operação História de Pescador

Agentes da PF fizeram buscas no gabinete da deputada Simone Morgado (PMDB-PA), mulher do senador Jader Barbalho (PMDB-PA); alvo da ação é ex-servidora da parlamentar.

Na manhã desta quinta-feira (23), foi deflagrada a segunda fase da Operação História de Pescador pela Polícia Federal. A PF investiga um esquema que teria fraudado em R$ 185 milhões o cadastro de pescadores na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Pará, vinculada ao extinto Ministério da Pesca.

Agentes da PF realizaram buscas no gabinete da deputada Simone Morgado (PMDB-PA), mulher do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), na Câmara. O alvo da operação não era Simone, mas sim uma funcionária de seu gabinete, que foi Superintendente de Pesca no Estado do Pará.

Em 2016, auditorias foram realizadas na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Pará e identificou 55 mil inscrições e manutenções de licenças no Sistema sem conferência de processos físicos. O prejuízo gerado pelas irregularidades pode chegar aos R$ 185 milhões por ano, de acordo com informações da pasta.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva. Quatro auditores da CGU também atuam nesta etapa da História de Pescador.

De acordo com o Estadão, a investigação desta fase começou na primeira etapa da operação, em maio de 2016. O Ministério da Transparência, que auxilia a PF nas investigações, informa que foi constatado que pessoas sem vínculo com o órgão acessavam sistemas internos para alterar dados do cadastro de pescadores. Os criminosos, segundo a pasta, contavam com o auxílio de agentes públicos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.