Fechar
GP1

Política

PF deve abrir processo contra Geddel após decisão do STF

Também consta na representação, acusações contra Temer e Padilha.

A Polícia Federal (PF) deve aguardar a manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) para decidir se abre inquérito contra o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, suspeito de pressionar o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero a burlar parecer técnico e liberar as obras de um prédio de luxo no Porto da Barra, em Salvador.

De acordo com informações de O Globo, a polícia resolveu esperar porque na representação em que pedia ao STF autorização para investigar Geddel constam acusações também contra o presidente Michel Temer e contra o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

As acusações foram formuladas por Calero em depoimento à PF. O delegado responsável pelo caso entendeu que havia indícios suficientes para pedir abertura de inquérito contra Geddel, mas não fez qualquer menção às denúncias do ex-ministro da Cultura contra Temer e Padilha.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoGeddel Vieira LimaGeddel Vieira Lima

Em depoimento prestado à Polícia Federal, Calero acusou Temer, Padilha e Geddel de pressioná-lo a liberar as obras do La Vue, onde o ex-ministro da Secretaria de Governo seria dono de um dos apartamentos. Segundo o ministro, primeiro Geddel o exigiu a liberação das obras, mesmo contra parecer técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Na reunião do Palácio do Planalto, Temer disse que "a decisão do Iphan havia criado dificuldades operacionais em seu gabinete, posto que o ministro Geddel encontrava-se bastante irritado. Padilha também teria reforçado a pressão para Calero abrir mão do processo e deixar a solução para a AGU. Temer reconheceu que conversou com o ex-ministro sobre o La Vue, mas negou que tenha pressionado Calero a liberar as obras do prédio. Geddel deixou o governo nesta sexta-feira (25).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.