Fechar
GP1

Piauí

Piauí Ambiental instala a primeira Central de Tratamento de Resíduos do Estado

Com capacidade de receber um terço de todo o lixo que é produzido no Piauí, a nova CTR está instalada no município de Altos numa área total de 126 hectares.

O Piauí passa a contar a partir de agora com a primeira Central de Tratamentos de Resíduos – CTR, com Licença Ambiental concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar.

A Piauí Ambiental chega ao Estado com o objeto de prestar serviços de tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos, industriais, de serviços de saúde e de grandes geradores, principalmente, aos gestores dos municípios que devem estar atentos à Política Nacional de Resíduos Sólidos da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010.
Imagem: Brunno Suênio/GP1CTR em Altos(Imagem:Brunno Suênio/GP1)CTR em Altos
Com capacidade de receber um terço de todo o lixo que é produzido no Piauí, a nova CTR está instalada no município de Altos numa área total de 126 hectares. De acordo com o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Moacyr Carvalho, a primeira área construída está apta a receber resíduos domiciliares e inertes.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Área total da primeira parte do aterro(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Área total da primeira parte do aterro
“O primeiro aterro sanitário foi preparado com todas as exigências necessárias para o destino final do lixo que será depositado na CTR de Altos. Para se ter uma ideia, foi realizado um trabalho voltado para que não haja a contaminação do solo e do lençol freático, através das mantas de impermeabilização”, explica o engenheiro.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Engenheiro Moacyr Carvalho(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Engenheiro Moacyr Carvalho

Responsabilidade socioambiental


A fim de garantir a proteção da área onde o lixo será depositado foram instalados cinco poços de monitoramento, que servirão de base para a análise do lençol freático. Além disso, todo o líquido que resulta do processo de apodrecimento do lixo será destinado para a Bacia de Acumulação do Chorume com área aproximada de 7 mil m³.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Sistema de dreno do metano e escoamento do chorume para a Bacia de Acumulação(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Sistema de dreno do metano e escoamento do chorume para a Bacia de Acumulação
O engenheiro Moacyr Carvalho ressalta ainda que todo lixo da CTR será coberto, evitando que o mau-cheiro se espalhe no local, diminuindo a possibilidade de urubus, comuns em lixões. “Essa era uma grande preocupação da comunidade, mas nós explicamos como vai acontecer o destinamento final dos resíduos e eles entenderam”, frisou o engenheiro.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Poço de monitoramento(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Poço de monitoramento
Durante a construção da nova CTR, os animais foram destinados para uma área de reserva legal e foi criado ainda um viveiro de mudas de plantas da região desmatada, que serão plantadas em torno do empreendimento.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Viveiro de mudas(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Viveiro de mudas

Comunidade


A Piauí Ambiental está aberta à comunidade e, periodicamente, recebe alunos de instituições de ensino, que buscam informações sobre como é realizado o trabalho com os resíduos sólidos. “Além disso, todo o lixo que produzido na CTR é guardado separadamente e entregue a catadores do município de Altos, que fazem o manejo e reaproveitamento do material que é reciclável”, finalizou o engenheiro.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Centro de Educação Ambiental(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Centro de Educação Ambiental
Imagem: Brunno Suênio/GP1Depósito seletivo do lixo produzido na CTR(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Depósito seletivo do lixo produzido na CTR

Postos de trabalho


Com a instalação da Piauí Ambiental no Estado foram abertas 160 oportunidades de empregos diretos e indiretos.

Curta a página do GP1 no facebook:
http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.