Fechar
GP1

Piauí

Piauí conta com 309 profissionais pelo Programa Mais Médicos

Em mais uma etapa do Mais Médicos e do Provab, o Piauí recebeu 60 novos profissionais para atuar na atenção básica

O Piauí conta com 355 profissionais da área da saúde que atuam sejam no programa Mais Médicos sejam no Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab). Ações no atendimento à saúde da mulher, como pré-natal, prevenção ao câncer de mama e colo do útero, bem como na saúde da criança, do adulto e do idoso, na prevenção de hipertensão e diabetes, são os principais atendimentos oferecidos pelos Programas, que atuam na atenção básica, nas unidades de saúde.

Somente no Mais Médicos, são 309 profissionais que residem nos 144 municípios onde atuam, possibilitando maior contato com a população e a possibilidade de um diagnóstico mais preciso e mais rápido. “O fortalecimento na atenção básica nos municípios e a garantia no atendimento em áreas de difícil acesso fazem que o programa tenha grande adesão nos municípios piauienses, já que mais de 50% deles já estão cadastrados”, explica o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Os dados apresentados pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí apontam que 134 municípios possuem médicos cubanos e os demais, com médicos brasileiros. Os municípios com mais profissionais pelo Programa são Parnaíba, com 16, Esperantina, com 10, São João do Piauí, com sete, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Corrente com seis, cada um deles. E Regeneração e Altos, com cinco, cada.

Iniciado em 2013 pelo Governo Federal, o Programa Mais Médicos possibilita o acompanhamento do indivíduo desde os primeiros meses de vida até à idade avançada, na promoção e prevenção à saúde, podendo resolver em até 80% os problemas de saúde da população.

Mais Médicos e Provab

Em mais uma etapa do Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica(Provab), o Piauí recebeu 60 novos profissionais para atuar na atenção básica, em 2015, sendo 46 pelo Provab e 14 pelo Mais Médicos. O que totaliza 355 profissionais da saúde atuando pelo interior do Estado.
“A chegada desses médicos melhorou significativamente a demanda do estado. Os médicos vão ajudar a fortalecer a atenção básica dos municípios, atendendo a população antes desassistida”, ressaltou Francisco Costa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.