Fechar
GP1

Piauí

Piauí é destaque na Segurança de acordo com ranking do CLP

De acordo com o secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, o resultado reflete o trabalho de integração entre as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

Dados do Ranking da Competitividade, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontam que a Segurança Pública do estado do Piauí se destacou nos critérios de segurança pessoal, segurança patrimonial e mortes a esclarecer. Na Segurança Pessoal, o Piauí ocupa a 6ª posição com a nota de 78,4. No quesito Segurança Patrimonial, estado teve nota de 62,5, tendo entre os estados brasileiros, o 11º melhor desempenho. E entre as mortes a esclarecer, a nota ficou de 91,4, o que significa a 8ª menor taxa do Brasil.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Secretário Fábio Abreu Secretário Fábio Abreu

Em entrevista ao GP1 o secretário de Segurança, Fábio Abreu, informou que os números apresentados só refletem o início do processo, pois o ranking é referente ao ano 2015 e início de 2016. “Já era de se esperar, e esperamos mais ainda em relação aos números. Nunca se deu importância ao que gera o maior problema da nossa sociedade atual, que é o tráfico. Foi nessa área que a gente focou, na delegacia de entorpecentes só tinha dois delegados, agora tem seis, a gente quer ampliar mais ainda. Estamos focando no problema, que é a arma de fogo que mata e o entorpecente que é o gerador dessa problemática”, declarou.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estatísticas da SSP, delegado João Marcelo Brasileiro, a pesquisa leva em consideração os dados repassados pelas Secretarias de Segurança Pública do Brasil ao Fórum Brasileiro de Segurança e aquelas pesquisas coletadas diretamente pelo Ministério da Saúde, no caso da segurança no trânsito. “Esses dados são coletados diretamente dos sistemas da Secretaria de Segurança e tratados pelo Nuceac. É uma atividade complexa que consiste numa rigorosa análise técnica dos dados coletados das diversas fonte utilizadas, garantindo um diagnostico preciso da criminalidade”, falou.

Fábio Abreu destacou também a integração entre polícias.“É o resultado da política de integração coordenada pela Secretaria de Segurança e consiste em uma estratégia de atuação conjunta das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Aliado ao comprometimento da nossa gestão com a construção de indicadores de criminalidade de qualidade, garantindo a transparência, bem como o monitoramento e avaliação de nossas ações”, disse.

Ranking da competitividade

O Ranking de Competitividade tem o objetivo de alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Ele deve ser usado como uma ferramenta simples e objetiva para definir as prioridades da gestão pública, uma vez que, a partir do Ranking é possível identificar pontos de melhoria e definir os focos de atuação dos governos.

O Ranking tem a capacidade de auxiliar os líderes públicos na construção de um plano claro, uma vez que oferece os insumos nacionais e internacionais, além de um diagnóstico preciso de onde estão os problemas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.