Fechar
GP1

Piauí

Piauí está longe de bater média nacional de doação de órgãos

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, 89% dos transplantes de órgãos sólidos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o país referência mundial no campo.

A media de doação de órgãos no Piauí, que é de seis procedimentos por um milhão de habitantes, é considerada baixa, se comparada com a do Brasil, onde o número é 14/1 milhão. A Central Estadual de Transplantes do Estado existe desde outubro de 2000 e até hoje já realizou 2.255 procedimentos, incluindo coração, rim e córnea, além das retiradas de fígados, que foram disponibilizados para serem transplantados em outras unidades federativas do Brasil.

Nos primeiros seis meses de 2016, foram realizados 87 transplantes, com índice de 2,5 doadores por milhão de população. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, 89% dos transplantes de órgãos sólidos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o país referência mundial no campo dos transplantes e de maior sistema público do mundo.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Hospital Getúlio VargasHospital Getúlio Vargas

 “A doação de órgão é extremamente importante porque é um procedimento do transplante que necessita da participação da população e a população do nosso Estado tem sido muito solidária. O importante é que nós possamos sensibilizar mais, esclarecer mais e informar. A informação, a transparência desse processo é extremamente importante. Uma vez consciente, as famílias optam pela doação de órgãos, então é importante falarmos disso, entretanto têm outros fatores que são importantes, como a infraestrutura hospitalar e o número de terapias intensivas”, disse a coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras.

“Toda essa parte de infraestrutura nós temos que pensar em melhorar também, mas o importante é que nos últimos anos melhoramos. Saímos de 2 para 6 [procedimentos por um milhão de habitantes]. O resultado está nos nossos pacientes transportados. As famílias do Piauí têm estado sensibilizados durante esses anos e prova disso é a gente ter concluído quase 2.500 transplantes”, continuou Lourdes Veras.

A coordenadora da Central de Transplantes do Piauí ponderou também que o transplante está no topo da alta complexidade. “Uma vez um paciente em morte encefálica, para manter a vitalidade de todas essas células, nós precisamos de todo equipamento tecnológico, para que possamos trabalhar nesse sentido, então sem leito de terapia intensiva, a gente não consegue. O paciente para ser um doador de órgão tem que está dentro de uma infraestrutura muito boa”, declarou.

XVI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes
Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, que é nesta terça-feira (27), a Central Estadual de Transplantes do Estado está engajada na XVI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, com a temática “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes esclareceu que o objetivo dessa campanha é “conscientizar os profissionais de saúde que estão na rede hospitalar público e privada, pois o apoio deles é muito importante nesse trabalho. Vamos fazer visitas nessas unidades para conversar, conscientizar e, assim, envolver todo o grupo”, finalizou Lourdes Veras. As atividades da campanha seguem até o dia 30 desse mês.

Confira a programação completa:
27.09 (terça-feira) - Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos
8 horas - Missa em Ação de Graças
Local: Capela do Hospital Getúlio Vargas
9h30 - Apresentação do Grupo de Música Solidária da Orquestra Sinfônica de Teresina
Local: Pátio do Hospital Getúlio Vargas
16h30 - Stand com divulgação do material da campanha e apresentação da banda de música da Polícia Militar do Piauí
Local: Passeio da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes
19 horas - Passeio Ciclístico com o Grupo Giro Radical
Local: Saída da Avenida Nossa Senhora de Fátima próximo ao cruzamento com a Avenida Dom Severino

28.09 (quarta-feira)
9 horas - Café da manhã no Instituto Médico Legal (IML)
14 horas - Hospital ITACOR 
15 horas - Hospital PRONTOMED Centro 
16 horas - Hospital da UNIMED - Centro 
17 horas - Hospital do Promorar e do Parque Piauí

29.09 (quinta-feira)
8 horas - Hospital São Paulo
9 horas - Hospital Universitário (HU) 
10 horas - Hospital UNIMED – Primavera
11 horas - Hospital da Primavera
14 horas - Hospital de Terapia Intensiva (HTI SUL) 
15 horas - Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) 
16 horas - Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM)
17 horas - Hospital do Monte Castelo
19 horas - Passeio Ciclístico com o Grupo “Teresina Pedal Noturno”
Local: Saída da Avenida Homero Castelo Branco, 383, Jóquei Clube, em frente Evo Bikes

30.09 (sexta-feira) 
8 horas - Hospital Santa Maria
9 horas - Hospital São Marcos
10 horas - Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP)
11 horas - Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela
14 horas -  Hospital São Carlos Borromeu 
15 horas - Hospital do Satélite 
16 horas - Hospital do Dirceu II 
17 horas - CIAMCA e UPA Renascença

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.