Fechar
GP1

Piauí

Piauí ocupa 8º lugar no ranking de assaltos a ônibus interestaduais

Minas Gerais ocupa o 1º lugar com 66 ocorrências, o que representa um aumento de 50% em comparação com 2013.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou ranking de assaltos a ônibus interestaduais. O levantamento foi feito com base nos registros de 2014.

Segundo o ranking, o Piauí ocupa a 8ª posição, com 6 ocorrências. Minas Gerais ocupa o 1º lugar com 66 ocorrências, o que representa um aumento de 50% em comparação com 2013. Com isso, Minas passa Goiás e Distrito Federal, que, em 2013, abrigaram metade dos casos do país.
Imagem: G1Ranking(Imagem:G1)Ranking
Ao todo, foram registrados no Brasil 277 assaltos em 2014, de acordo com a ANTT. Trata-se de um número menor que o de 2013, quando houve 311 crimes do tipo nas estradas.

As ocorrências são repassadas à ANTT pelas empresas. A legislação obriga que elas informem o registro de acidentes e assaltos envolvendo serviços de transporte rodoviário interestadual. Há hoje 266 empresas operando no país em 2.761 linhas diferentes.

A Polícia Rodoviária Federal não tem um levantamento de todos os casos de assalto no país, pois o registro da ocorrência é feito nas polícias judiciárias. Mas a corporação utiliza os dados da ANTT para basear as ações de combate. Como a agência não inclui os assaltos a ônibus intermunicipais e a veículos de transporte clandestino, o número é ainda maior.
saiba mais

Suspeitos de assalto a ônibus morrem durante troca de tiros com a PRF na BR-101
Chefe da Divisão de Combate ao Crime da PRF, o inspetor Fábio Cassimiro diz que o aumento de casos em Minas Gerais é resultado de uma migração das quadrilhas após um trabalho de “saturação” em trechos críticos de outros estados.

“Houve algumas operações no Centro-Oeste de combate a essas quadrilhas. A gente teve êxito em boa parte delas. Só que este tipo de crime migra. Foi feito um trabalho diferenciado em Goiás e no Distrito Federal com núcleos de operações especiais e em Minas acabou aumentando esse tipo de ilícito.”

Ele diz, no entanto, que há um trabalho de inteligência constante para identificar os locais mais críticos e que ações preventivas são tomadas para coibir os crimes, como no caso de Minas Gerais.

*Com informações do G1

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.