Fechar
GP1

Saúde

Piauí ocupa quinto lugar no aumento de casos de microcefalia

Até o último sábado 21 de novembro de 2015, foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 160 municípios de nove estados do Brasil

Nesta terça-feira (24), o ministro da Saúde, Marcelo Castro, divulgou a segunda edição do informe epidemiológico sobre microcefalia, em Brasília. O Piauí continua apresentando 27 casos confirmados, ocupando o quinto lugar no aumento de casos.

Até o último sábado 21 de novembro de 2015, foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 160 municípios de nove estados do Brasil. O Ministério da Saúde continua monitorando e investigando o aumento do número de casos no país.

O maior número de casos foi registrado em Pernambuco (487), em seguida, estão os estados de Paraíba (96), Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (01). Entre o total de casos, foi notificado apenas um óbito suspeito no estado do Rio Grande do Norte.

Desde o surgimento dos casos, o Ministério da saúde tem enviado às secretarias estaduais de saúde orientações sobre o processo de notificação, vigilância e assistência às gestantes e aos bebês acometidos pela microcefalia.

Ainda não foi constatada a causa para o aumento do número de casos de microcefalia nos nove estados. Todas as hipóteses estão sendo analisadas pelo Ministério da Saúde e qualquer conclusão neste momento é precipitada.

O Ministério da Saúde orienta que todos os casos de microcefalia sejam comunicados imediatamente por meio de um formulário eletrônico aos gestores e profissionais de saúde.

Orientação as gestantes

Mantenham o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico, não consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.

Outra orientação as gestantes, é que as mesmas adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Morte de bebê no Piauí


No domingo (22), um recém-nascido teria morrido de microcefalia (uma malformação do crânio que pode formar o cérebro menor que o tamanho normal) na maternidade Santa Fé.

Em nota, a assessoria de comunicação da secretaria Estadual da Saúde afirmando que vai investigar a morte do bebê.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.