Fechar
GP1

Piauí

Piauí se destaca entre os cinco estados com mais Transparência Pública

O Estado ficou atrás somente de Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina

O Piauí está entre os cinco estados do país que possuem os melhores Portais da Transparência. A informação foi divulgada em um levantamento da ONG Contas Abertas, seguindo critérios de conteúdo, série histórica e frequência de atualização, e usabilidade.

A ONG, reconhecida nacionalmente como referência, desenvolve o denominado Índice de Transparência das Federações do Brasil, e o Piauí, em 2012, ocupava a 24ª posição no ranking. Em 2014, o Piauí ficou atrás somente de Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.

Desde a divulgação da penúltima pesquisa, uma parceria entre Controladoria Geral do Estado (CGE) e Unidade de Tecnologia da Secretaria Estadual de Fazenda buscou resolver deficiências e ampliar os recursos do Portal da Tranparência Piauiense, conforme os critérios avaliados pela Organização e recomendações de usuários do sistema (repassadas por e-mail e telefone).

“Com a parceria entre os dois órgãos e um trabalho coordenado, o Estado evolui e a sociedade ganha em possibilidades para melhor exercer o Controle Social em relação ao gasto público. O posicionamento estimula ainda mais a equipe a seguir trabalhando, mas não podemos deixar de reconhecer que nosso posicionamento representa um desafio, visto que disputamos com estados com uma estrutura muito maior que a nossa”, explica o Auditor da Controladoria do Estado, Márcio Barros Santos, que coordenou e traçou diretrizes para o projeto.

Ele destaca também o apoio do então Diretor da UNITEC e atual Superintendente da Receita Estadual, Antônio Luiz Soares, desde o início do processo em 2012.

Agora, o cidadão dispõe de recursos que permitem a combinação de campos de pesquisa, segundo necessidade de procura, o que acrescenta maior liberdade para as buscas e análises mais sofisticadas. Outra nova funcionalidade do Portal da Transparência do Piauí que ganhou destaque é a opção de gerar gráficos interativos com os dados requisitados na pesquisa pelo usuário do sistema. Ainda em 2013, a CGE também disponibilizou o E-sic, um Serviço Eletrônico que permite ao cidadão solicitar informações de qualquer órgão.

Todas as ferramentas foram desenvolvidas com apoio determinante de infraestrutura e recursos humanos da Unidade de Tecnologia da Secretaria da Fazenda (UNITEC). O próximo passo, segundo o Auditor Márcio Barros, é trabalhar mídias sociais, para estreitar o relacionamento com a sociedade.

“A UNITEC tem investido fortemente em recursos humanos qualificados e infraestrutura avançada de tecnologia e isto tem proporcionado ótimos resultados em sua missão precípua de modernização dos procedimentos que visam o incremento da receita do Estado, além de poder colaborar, quando requisitada, com outros órgãos, como é caso da Controladoria e do DETRAN.”, ressalta o Diretor da Unidade de Tecnologia, Januário da Ponte Lopes. Clique aqui e veja o levantamento divulgado pela ONG Contas. 

Curta a página do GP1 no facebook:
www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.