Fechar
GP1

Esportes

Piauiense Jam Marcos é vice-campeão no Mundial de Jiu Jitsu

Na categoria de Jam Marcos - Faixa Branca Juvenil - haviam atletas de academias consagradas como Ryan Grace e todos ficaram surpresos pelo seu desempenho.

A preparação para disputar o mundial de Jiu Jitsu, no dia 17 de agosto em São Paulo, começou no início do mês de junho, logo após a conquista do brasileiro profissional. Os três meses de treinamento e a participação no Mundial sempre estavam ameaçados pela falta de apoio financeiro que permitisse a participação no evento na capital paulista. Mas, a promessa piauiense no Jiu Jitsu profissional, Jam Marcos, de 16 anos, venceu adversários dentro e fora dos tatames para conquistar a medalha de prata no campeonato mundial.
Imagem: Divulgação Jam Marcos (esquerda) com a prata do mundial(Imagem:Divulgação) Jam Marcos (esquerda) com a prata do mundial
Entretanto, a maior dificuldade surgiu há cinco dias da viagem, quando uma entorse aguda no tornozelo esquerdo impedia movimentos e até mesmo o atleta Jam Marcos de pôr o pé no chão. O pior foi ouvir do médico a impossibilidade de disputar o mundial e a necessidade de dois meses de tratamento.

O pai do atleta, Jarede Sousa, conta que ver lágrimas no rosto do filho ao ouvir o diagnóstico médico foram o incentivo para buscar tratamento intensivo que o permitisse entrar no tatame do Mundial. O recurso financeiro foi conquistado por Jarede através de amigos, políticos e empresários um dia antes da viagem e, há três dias da luta, Jam progrediu da lesão e passou a caminhar.

Nada disso foi empecilho para o piauiense de 16 anos, que derrotou quatro atletas de nível mundial e com participação em outros eventos desse patamar. A conquista da prata foi bastante comemorada por Jam Marcos e toda sua equipe. O atleta piauiense contou que o professor do atleta campeão foi conversar com ele e se disse espantado. "Após a final ele veio falar comigo, deu os parabéns e ficou espantado com a qualidade no Jiu Jitsu do Piauí e por conquistado a prata mesmo com a lesão", afirmou, destacando o alto nível o campeonato.

Na categoria de Jam Marcos - Faixa Branca Juvenil - haviam atletas de academias consagradas como Ryan Grace e todos ficaram surpresos pelo seu desempenho, um atleta fora do eixo Rio - São Paulo e sem integrar grandes academias. A surpresa foi maior ainda depois da conquista da medalha de prata no primeiro mundial disputado pelo atleta de 16 anos.
Imagem: DivulgaçãoCampeonato(Imagem:Divulgação)Jam ao lado de seu professor e de sua equipe

"Eu cheguei lá e os outros atletas não acreditavam em mim. Só que a cada luta eles iam se surpreendendo porque não acreditavam que o Jiu Jitsu do Piauí tinha tanta qualidade", lembrou Jam Marcos, que venceu um luta por finalização e três por pontos.

Títulos em dois anos

Há pouco mais de dois anos após ingressar no Jiu Jitsu, Jam Marcos é bicampeão piauiense, tricampeão teresinense, bicampeão norte-nordeste, campeão da copa dos sertões, campeão brasileiro profissional 2014 e vice-campeão mundial.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.