Fechar
GP1

Piauí

Piauienses se reúnem para desenvolver jogos em Teresina e Picos

Esse é o maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo, criado nos Estados Unidos.

Inicia nesta sexta-feira (20) a etapa piauiense do Global Game Jam, que faz parte do maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo, criado nos Estados Unidos. Pelo quarto ano consecutivo, o evento acontecerá no Instituto Federal do Piauí (IFPI), com duas sedes oficiais. Além do campi Teresina-Central, este ano também acontecerá em Picos.

Segundo o organizador Global Game Jam no Piauí, o professor de eletrônica, Marcelino Almeida, 130 pessoas se inscreveram para participar da criação de jogos. A abertura inicial do evento inicia às 17h de hoje e é aberto ao público e se estende até o domingo (22), ocorrendo simultaneamente em várias partes do mundo, com diferença apenas de fuso-horário.

  • Foto: Lucas Dias/ GP1Marcelino AlmeidaMarcelino Almeida

“Os participantes chegam às 14h para assistirem palestras e orientações e a abertura oficial começa às 17h para a criação dos jogos, sendo aberta ao público. Às 18h a gente dá o tema e eles permanecem aqui até domingo, inclusive eles dormem aqui, para que consigam concluir os jogos”, afirmou.

Marcelino explicou ao GP1 que não se trata de uma competição, pelo contrário, é algo colaborativo. A intenção é que todas as equipes, formadas em média por quatro pessoas, consigam concluir seus games. “Todo ano há um tema para serem desenvolvidos os jogos, pode ser para celulares e computadores ou até mesmo um tabuleiro. No ano passado, por exemplo, o tema foi ritual, aí vai da cabeça dos criadores. Não é uma competição, a intenção é que todos consigam terminar suas criações até domingo. Depois os games estarão disponíveis ao público, que pode ser de forma gratuita ou paga, isso também depende dos criadores, mas a autoria dos jogos será deles”, explicou.

Participam dessa etapa, profissionais e estudantes de tecnologia, além de artistas, músicos, designers, e outros interessados em desenvolvimento de jogos. Do Piauí os games ‘Crown Brawn. Com’ e ‘The Last Nightmary’ já fizeram sucesso mundo a fora.

Confira as páginas eletrônicas das duas sedes: THE Game Jam e Picos Game Jam.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.