Fechar
GP1

Economia e Negócios

PIB brasileiro sofre queda de 0,8% no terceiro trimestre de 2016

De acordo com a Veja, este é o sétimo mês seguido de queda.

Nesta quarta-feira (30), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstraram que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 0,8% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior.

De acordo com a Veja, este é o sétimo mês seguido de queda. O resultado negativo deve-se pelas fortes retrações nas atividades de agropecuária (-1,4%), indústria (-1,3%) e serviços (-0,6%). Em valores correntes, o PIB atingiu 1,5 trilhão de reais.

  • Foto: VejaPIB brasileiro tem queda no 3º trimestre de 2016PIB brasileiro tem queda no 3º trimestre de 2016

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, a retração da economia foi ainda maior, tendo uma queda de 2,9%. Já no acumulado do ano, o PIB apresenta recuo de 4% em relação ao igual período de 2015.

Segundo o IBGE, com o novo resultado, a economia brasileira deverá apresentar um resultado negativo neste ano. Essa será a primeira vez que o Brasil registra dois anos seguidos do PIB negativo, desde o início da série histórica, que se inicia no primeiro trimestre de 1996. Além disso, segundo economistas, o PIB do país deverá voltar a crescer em torno de 1%, em 2017.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.