Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Picoenses celebram 167 anos de devoção a Nossa Senhora dos Remédios

Programação religiosa teve início na manhã de ontem, 6, e prossegue até o dia 15 de agosto, feriado municipal.

José Maria Barros/GP1 1 / 16 Catedral ficou lotada na abertura dos festejos Catedral ficou lotada na abertura dos festejos
José Maria Barros/GP1 2 / 16 Celebrantes da primeira noite Celebrantes da primeira noite
José Maria Barros/GP1 3 / 16 Casal representa Maria e José. Casal representa Maria e José.
José Maria Barros/GP1 4 / 16 Devotos acompanham entrada da imagem da Padroeira. Devotos acompanham entrada da imagem da Padroeira.
José Maria Barros/GP1 5 / 16 Devotos participam da celebração Devotos participam da celebração
José Maria Barros/GP1 6 / 16 Devotos reverenciam imagem da Nossa Senhora dos Remédios Devotos reverenciam imagem da Nossa Senhora dos Remédios
José Maria Barros/GP1 7 / 16 Procissão de entrada Procissão de entrada
José Maria Barros/GP1 8 / 16 Entrada da imagem da Nossa Senhora dos Remédios Entrada da imagem da Nossa Senhora dos Remédios
José Maria Barros/GP1 9 / 16 Famílias participam da festa. Famílias participam da festa.
José Maria Barros/GP1 10 / 16 Fiéis lotam a Catedral. Fiéis lotam a Catedral.
José Maria Barros/GP1 11 / 16 Igreja Catedral, local das celebrações. Igreja Catedral, local das celebrações.
José Maria Barros/GP1 12 / 16 Missa de abertura foi presidida pelo padre David Barros Missa de abertura foi presidida pelo padre David Barros
Lucas Dias/GP1 13 / 16 Momento celebrativo Momento celebrativo
José Maria Barros/GP1 14 / 16 Momento da comunhão. Momento da comunhão.
José Maria Barros/GP1 15 / 16 Momentos de fé e  devoção Momentos de fé e devoção
José Maria Barros/GP1 16 / 16 Primeira noite da novena-missa. Primeira noite da novena-missa.

Vivenciando o ano mariano a comunidade católica de Picos deu início ontem, 6, aos festejos de sua Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios. São 167 anos de devoção a Maria, Mãe de Jesus Cristo. A programação segue até o dia 15 de agosto, feriado municipal, quando ocorre a missa solene pela manhã e procissão à tarde.

Este ano o tema da festa é: “Olhar para Maria, assumir nossa missão” e o lema: “Eis aqui a serva do Senhor”. A programação é composta por celebrações litúrgicas animadas pelos sacerdotes e noitários com a participação da comunidade em geral.

“A Festa da Padroeira é um tempo de graça, crescimento na fé e compromisso”, resume o padre Francisco Pereira Borges, o Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Ele lembra que durante o novenário haverá na Catedral Ofício de Nossa Senhora ao meio-dia, confissões auriculares e reza do terço às 18 horas e novena-missa às 19 horas, seguida de quermesse.

São dois os objetivos da Festa da Padroeira. O pastoral é a evangelização da família e formação dos leigos e o financeiro evangelização, conservação do patrimônio e custeio das despesas da Paróquia durante o ano.

Programação

A programação foi aberta às 4 horas da manhã de ontem, 6, com alvorada festiva e depois procissão com a imagem da Padroeira pelas ruas da cidade e hasteamento da bandeira. Às 9 horas missa na Catedral e a noite abertura do novenário, cuja missa foi presidida pelo padre David de Sousa Barros e concelebrada pelo padre Chiquinho.

Em 14 de agosto, após a missa haverá o tradicional leilão da Padroeira. No dia 15, às 5 horas da manhã, alvorada festiva e às 7 horas missa solene no adro da Igreja Catedral. Às 17 horas, missa da dedicação da Catedral e depois procissão luminosa pelas ruas de Picos com a imagem da Padroeira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.