Fechar
GP1

Piauí

Picoenses vão às urnas e elegem cinco conselheiros tutelares

Eleição foi realizada ontem, 11, e menos de 10% do eleitorado picoense foi às urnas para votar.

Em uma eleição bastante acirrada e que contou com a participação de 16 candidatos, os picoenses elegeram ontem, 11, cinco novos conselheiros tutelares. O pleito deveria ter acontecido em 4 de outubro, mas foi suspenso por erro na alimentação de dados dos candidatos nas urnas eletrônicas.

Dos três conselheiros tutelares atuais que participaram da disputa, dois deles foram reeleitos com as maiores votações. Valtânia Maria de Moura, primeira colocada com 534 votos e Evangelina Joana Moura Cruz, a Vanja, que obteve 387 votos. A outra concorrente, Maria do Amparo Bezerra, a Nina, conseguiu 321 votos e ficou na primeira suplência.
Imagem: DivulgaçãoPicoenses vão às urnas e elegem cinco conselheiros tutelares(Imagem:Divulgação)Picoenses vão às urnas e elegem cinco conselheiros tutelares

Dos 46 mil e 530 eleitores aptos a votar de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), apenas 4.221 compareceram as urnas, o que significa um percentual de apenas 8,65%. Esse número foi considerado como baixo pela presidente do Conselho Municipal da Defesa da Criança e do Adolescente, Luisa Cunha.

A votação começou as 8 e terminou às 17 horas. Ao todo foram disponibilizados quatro locais de votação. As unidades escolares Marcos Parente, Francisco Santos e Mário Martins e a Escola Normal e Oficial de Picos.

Foram eleitos Valtânia Maria de Moura, 534 votos; Evangelina Joana Moura da Cruz, 387 votos; Pamella Santos Bezerra, 346 votos; Raimundo Nonato dos Santos Oliveira, 336 votos e José Ricardo Veloso, com 331 votos.

Na suplência ficaram Maria do Amparo Bezerra, a Nina, 321 votos; Maria da Conceição Silva Santana, 315 votos; Maria Marina Santos Araújo, 263 votos; Antônio Manoel de Sousa, 252 votos e Saara Raquel Rocha Gomes, com 240 votos.

O resultado oficial da eleição será divulgado nesta terça-feira, 13, quando se abre um período de cinco dias para interposição de recursos e após isso será divulgada a lista final com os nomes dos cinco conselheiros tutelares eleitos e os cinco suplentes.

O próximo passo será uma capacitação de oito dias e a posse dos cinco conselheiros eleitos ocorrerá no dia 10 de janeiro do próximo ano. Conforme a legislação, os membros do Conselho Tutelar da Crianças e do Adolescente de Picos têm uma carga horária de 40 horas semanais e, ao contrário de membros de outros conselhos como de Educação e São, recebem remuneração paga pelo município.

Resultado

Valtânia Maria de Moura – 534 (Eleito)
Evangelina Joana Moura da Cruz (Vanja) – 387 (Eleito)
Pamella Santos Bezerra - 346 (Eleito)
Raimundo Nonato dos Santos Oliveira – 336 (Eleito)
José Ricardo Veloso - 331 (Eleito)
Maria do Amparo Bezerra (Nina,) 321 (Suplente)
Maria da Conceição Silva Santana – 315 (Suplente)
Maria Marina Santos Araújo – 263 (Suplente)
Antônio Manoel de Sousa – 252 (Suplente)
Saara Raquel Rocha Gomes - 240 votos (Suplente)
Francisca Gestrudes de Sousa Martins ( Tachiquinha) - 196
João Carlos Martins Bezerra - 196
Ana Lúcia Ferreira da Silva - 188
Alan Kardek de Oliveira - 117
Maria Blandina Ferreira dos Santos (Blandina) – 51

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.