Fechar
GP1

Picos - Piauí

Picos celebra 34 anos de devoção a São Francisco de Assis

Festejo de São Francisco de Assis acontece de 25 de setembro a 4 de outubro, no bairro Junco, zona leste de Picos.

José Maria Barros/Gp1 1 / 10 Católicos lotam Igreja do bairro Junco Católicos lotam Igreja do bairro Junco
José Maria Barros/Gp1 2 / 10 Celebrantes da noite Celebrantes da noite
José Maria Barros/Gp1 3 / 10 Demonstração de fé em São Francisco Demonstração de fé em São Francisco
José Maria Barros/Gp1 4 / 10 Fiés demonstram fé e devoão a São Francisco Fiés demonstram fé e devoão a São Francisco
José Maria Barros/Gp1 5 / 10 Igreja ficou lotada Igreja ficou lotada
José Maria Barros/Gp1 6 / 10 Momento da comunhão Momento da comunhão
José Maria Barros/Gp1 7 / 10 Padre Expedito presidiu a missa de ontem Padre Expedito presidiu a missa de ontem
José Maria Barros/Gp1 8 / 10 Padre Sebastião, coordenador da festa Padre Sebastião, coordenador da festa
José Maria Barros/Gp1 9 / 10 Procissão de entrada Procissão de entrada
José Maria Barros/Gp1 10 / 10 Por causa da lotação muitos fiéis acompanham a missa do lado de fora da igreja Por causa da lotação muitos fiéis acompanham a missa do lado de fora da igreja

Mantendo uma tradição iniciada ainda nos anos 80, a comunidade católica de Picos celebra de 25 de setembro a 4 de outubro, 34 anos de devoção a São Francisco de Assis. O festejo acontece no bairro Junco, zona leste, e reúne pessoas dos mais diferentes recantos do município e até de cidades vizinhas.

O tema deste ano é: “Com São Francisco cuidemos do mundo em que vivemos” e o lema: “Casa comum, nossa responsabilidade”. A coordenação está a cargo do padre Sebastião Francisco dos Santos, Pároco da Paróquia do Junco.

A programação da festa foi aberta domingo, 25, às 6 horas, com alvorada festiva, seguida de procissão pelas ruas do bairro Junco, encerrando com café da manhã comunitário no Salão Paroquial. Às 18h45, hasteamento da bandeira e depois a novena/missa celebrada pelo Padre Sebastião Santos.

  • Foto: José Maria Barros/Gp1Procissão de entradaProcissão de entrada

Durante o novenário todos os dias a programação consta de Ofício de São Francisco de Assis às 12 horas, recitação do terço às 18h20 e novena/missa a partir das 19 horas. Após a celebração, quermesse organizada pelos mais diferentes segmentos da comunidade. Na sexta-feira, 30, é o dia do tradicional leilão.

Com a igreja lotada, ontem, às 18 horas, aconteceram as confissões auriculares e depois a novena/missa celebrada pelo padre Expedito Antônio de Oliveira e concelebrada pelos colegas de sacerdócio Sebastião Francisco dos Santos, Jonas de Moura Batista e Ermínio José de Aquino.

Significado

Segundo o Padre Sebastião Santos, o novenário e a festa de um Padroeiro são oportunidades que as pessoas têm para se encontrarem umas com as outras e, ao mesmo tempo se encontrarem com Deus.

“Esse encontro com as pessoas acontece desde o acolhimento na chegada à igreja, como também na parte social. Já o contato com Deus se dá justamente pela escuta da palavra” – explica o Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis.

Missa da festa

Como acontecem todos os anos a missa da Festa de São Francisco de Assis, que ocorre dia 4 de outubro, feriado municipal, será campal e a expectativa da organização é de que os devotos participem em número expressivo.

Para facilitar o acesso das pessoas, o Padre Sebastião Santos conseguiu o espaço do Galpão de Eventos para que sejam colocados os veículos. 

A missa solene de São Francisco de Assis terá início às 7 horas da manhã e será celebrada pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva. Às 17h haverá procissão com a imagem do Padroeiro e benção do Santíssimo Sacramento, encerrando com o descerramento da bandeira.
 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.